Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogSaúde

O meu cão tem tártaro: 3 dicas para ajudar a diminuir este problema

Está comprovado cientificamente que a presença de tártaro nos dentes dos nossos patudos os predispõe a outras doenças. Leia neste artigo dicas para ajudar a manter a saúde oral do seu mais que tudo!

Sara Alves

Sara Alves

Veterinária
2 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

O que é o tártaro?

O tártaro é uma acumulação de bactérias e minerais, de cor branca ou acastanhada, em redor dos dentes e da gengiva. Os cães estão mais predispostos à acumulação de tártaro, comparativamente ao Homem, devido ao pH da sua cavidade oral ser mais alcalino. As raças nas quais este problema é mais frequente são geralmente as raças toy / pequenas, nomeadamente, Yorkshire Terrier, Chiuauhua, Bichon Maltes, Cavalier King Charles, entre outros.

Três dicas para ajudar a diminuir este problema:

– Escovagem

A escovagem diária dos dentes é um hábito que deve ser implementado desde cedo para que o cachorro em adulto tolere este procedimento. Para aqueles patudos que não permitem este tipo de manipulação, existem atualmente no mercado pastas dentífricas com ação enzimática  que atuam por contacto direto com o tártaro, sem ser necessária a escovagem.

– Snacks

Ao contrário dos humanos, os animais não escovam os dentes regularmente, por isso precisam de uma ação abrasiva mecânica para desestabilizar e remover fisicamente o tártaro. Os biscoitos estimulam ainda a mastigação, o que por sua vez vai promover a secreção de saliva, que ajuda a remover os restos alimentares acumulados nos dentes. Escolha o snack que o seu patudo mais goste!

– Destartarização

Em casos graves, será necessário recorrer à destartarização para melhorar a saúde oral do seu cão. Este procedimento é realizado sob anestesia e consiste na limpeza de todos os dentes na face interna e externa bem como o polimento dos mesmos no sentido de atrasar o e aparecimento da placa do tártaro. Após a realização da destartarização, é essencial instituir hábitos de higiene dentaria regular, como a escovagem.

 

Em casa vá levantado o lábio do seu patudo para ir vigiando o aspecto dos dentes e das gengivas e, em caso de preocupação, deve contactar o seu veterinário. Boas escovagens!

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja