Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem um linfoma – e agora?

O linfoma é uma neoplasia maligna que atinge os linfócitos e é relativamente comum nos cães.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O linfoma é um tumor maligno que afeta os linfócitos, caracterizando-se por um crescimento e multiplicação anormais destas células. É, por isso, uma neoplasia que atinge o sistema linfático – responsável pela circulação da linfa, com funções no organismo de drenagem e defesa. Considera-se relativamente frequente nos cães, sendo mais provável nos animais séniores.

O que são linfócitos?

Os linfócitos são um tipo de leucócitos (células brancas do sangue). Os leucócitos são considerados células de defesa do organismo. 

Como suspeitar da presença de um linfoma?

Os sinais podem ser muito inespecíficos e comuns a outro tipo de neoplasia. Os mais comuns são: perda de peso, perda de apetite, aumento dos gânglios linfáticos. Consulte o artigo sobre ‘Tumores malignos nos cães’.

Os sinais clínicos no caso da presença de linfoma podem variar consoante o tipo e localização do linfoma. Em linfomas mediastínicos, por exemplo, pode existir a presença de sinais respiratórios (dificuldade em respirar, respiração mais acelerada) e em linfomas alimentares, regra geral, estão presentes sinais gastrointestinais (como vómitos e diarreias).

Como sentir os gânglios linfáticos nos cães?

Os cães têm gânglios linfáticos facilmente palpáveis, mesmo sem presença de doença, e gânglios linfáticos normalmente não palpáveis. Quando estão aumentados, deve ser consultado um Médico Veterinário. Os gânglios linfáticos de fácil palpação são os seguintes:

  • Gânglios linfáticos mandibulares – podem ser palpados do lado direito e esquerdo da mandíbula;
  • Gânglios linfáticos pré-escapulares – podem ser palpados á entrada do peito, bilateralmente;
  • Gânglios linfáticos poplíteos – podem ser palpados atrás de ambos os joelhos.

Como é realizado o diagnóstico do linfoma?

Através dos sinais clínicos e da realização de exames de diagnóstico como análise, esfregaço e citologia de sangue, citologia dos gânglios linfáticos, ecografia abdominal e raio-x torácico.

Tem tratamento?

Apesar do prognóstico ser reservado, pode ser instituído tratamento – quimioterapia, que é feita de forma faseada.

Em animais cujo diagnóstico é realizado de forma precoce e o tratamento é rapidamente instituído, a esperança de sobrevivência é maior.

Devo ter cuidado na alimentação de um cão com linfoma?

Sim! Os cães com linfoma têm a sua imunidade diminuída e precisam de energia extra para uma melhor qualidade de vida. Por isso, é aconselhável adotar uma dieta equilibrada. A ração deve ser de elevado valor energético e nutricional, rica em antioxidantes e ingredientes naturais.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta