• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogSaúde

O meu cão tem excesso de peso. O que devo fazer?

O sobrepeso e a obesidade caninas são um dos maiores problemas de saúde dos cães de companhia de países desenvolvidos e limitam não só a qualidade de vida como a sua longevidade. Vamos ver o que podemos fazer para evitar ou reverter esta situação!

Inês Carvalho

Inês Carvalho

Veterinária
2 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Saber qual o ponto de situação e o peso ideal

Recorrendo a tabelas de condição corporal validadas para cães, podemos saber quão acima do peso estão os nossos cães e a partir daí traçar um plano de ataque. Cada ponto acima da condição corporal ideal (4 – 5) corresponde a 10% de peso a mais.

A  World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) disponibiliza esse recurso, em várias línguas, entre elas o português do brasil, no seu website.

Confirmar as doses diárias de alimento

Cada ração tem as suas doses diárias recomendadas, tendo em conta a idade, peso e nível de atividade do cão. Assim, deverá ver quantas gramas diárias são recomendadas para o peso ideal do seu cão. Lembre-se, queremos nutri-lo e não alimentar o tecido adiposo (gordura)!

Depois de verificar a recomendação, pese essa quantidade e encontre um recipiente em casa que, cheio até acima, tenha exatamente essa quantidade de ração. Desta forma basta encher o recipiente de manhã e ir fornecendo em várias refeições ao longo do dia.

Número de refeições

Frequentemente, os animais com sobrepeso ou obesidade são aqueles que mais pedem comida aos donos. Para tentar aumentar a sua saciedade, poderá optar por uma ração com maior teor em fibra e/ou aumentar o número de refeições diárias.

Rações para perda de peso

As rações desenhadas para perda de peso são essencialmente alimentos hipocalóricos, fortalecidos com vitaminas e minerais de modo a nutrir o seu cão, mesmo com uma reduzida quantidade de alimento diário.

Extras

Todos os snacks, biscoitos e extras devem ser reduzidos ao mínimo ou, se possível, eliminados da dieta. Podem também ser substituídos por opções menos calóricas, como, por exemplo, rodelas de courgette, cozida ou crua.

E se nada disto resultar?

Bom, se mesmo assim não conseguir controlar o peso do seu amigo de 4 patas, está na hora de uma visita ao seu Médico Veterinário. Podem ser necessários exames para despiste de doenças ou um plano de perda de peso formulado por um especialista e adaptado ao paciente e sua individualidade.

Inês Carvalho
Médica Veterinária

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja