Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cão constipado: o que fazer?

O seu cão parece-lhe constipado e não sabe o que fazer? Então este artigo é para si!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Com o tempo frio e húmido é natural que fiquemos constipados. Mas será que o seu patudo também fica constipado?

Um cão pode ficar constipado?

Sim! Uma constipação consiste numa infeção das vias respiratórias superiores. Geralmente tem origem vírica. Pode surgir após um passeio à chuva, um banho em que o animal não é bem seco ou ainda devido a correntes de ar. Trata-se normalmente de uma condição auto-limitante e com um curso rápido.

Em animais mais jovens, cachorros e cães séniores, uma vez que o seu sistema imunitário é mais frágil, os cuidados devem ser redobrados. É certo que podem não conseguir recuperar sozinhos, havendo necessidade de consultar o Médico Veterinário.

Quais os sintomas de um cão constipado?

Se o seu animal perder o apetite, ficar muito prostrado ou exibir sinais mais graves deverá dirigir-se rapidamente ao seu Médico Veterinário habitual.

Que cuidados ter com um animal constipado?

  • Manter o animal num local quente e seco, com uma temperatura estável, mas sem exposição a fontes de calor muito intensas.
  • Garantir que bebe água e se alimenta o suficiente. Se notar que ele tem alguma secreção nasal e, por isso, dificuldade em sentir o cheiro do alimento, pode juntar um pouco de água morna à ração para ativar o odor;
  • Em casos de secreção nasal, as vaporizações com eucalipto podem também ajudar a desobstruir as vias áreas e ajudar a respirar melhor.

Com estes cuidados é suposto ver uma rápida evolução e melhorias óbvias. Se não for o caso, deve procurar ajuda médica. Algumas condições que, inicialmente, eram simples e pouco graves, podem evoluir para situações mais graves, inclusivamente para pneumonia.

Para evitar que o seu animal se constipe proteja-o sempre que estiver mais frio! Não se esqueça de o secar, caso se molhe num passeio e garanta que tem um lugar quente e confortável para dormir.

A alimentação de boa qualidade é chave essencial para garantir um bom estado de saúde 🙂

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta