Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cães albinos e as suas caraterísticas

Cães albinos são especiais: pelo e pele brancos, nariz rosado, lábios e pálpebras despigmentados. Exigem cuidados também eles especiais: conheça-os aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os cães albinos necessitam de cuidados particulares, de acordo com as suas características especiais a vários níveis.

O que é o albinismo?

O albinismo é uma condição rara, hereditária e congénita (que nasce com o próprio animal), que pode ocorrer em cães e em várias outras espécies. É provocada por uma mutação genética da tirosinase que afeta a produção de melanina no organismo.

A melanina é responsável pela coloração da pele, pelo, olhos e até mesmo vasos sanguíneos.  

Os cães albinos tirosinase negativos, são designados de albinos verdadeiros (totais) e não têm qualquer produção de pigmento, enquanto que os tirosinase positivos, ou albinos parciais, ainda produzem uma pequena quantidade de melanina.

Quais são as características de um cão albino?

A ausência desse pigmento (melanina) traduz-se em animais com características peculiares:

  • Pele rosada ou com pigmentação muito suave;
  • Nariz rosado;
  • Lábios e pálpebras despigmentadas;
  • Olhos muito claros.

Os cães albinos costumam apresentar olhos azuis celestes, cinza ou verdes, todos em tons muito claros. Ocasionalmente, apresentam olhos castanhos claros.

Todavia, nem todos os animais de olhos azuis e mais claros do que o habitual são albinos: um cão como o Husky Siberiano, não é considerado um albino. A forma mais fidedigna de testar se o seu patudo é realmente albino é através de um teste genético.

Encontre aqui ração personalizada para o seu Husky Siberiano.

Problemas associados a cães albinos

Pele

A melanina, além de fornecer pigmento ao organismo, é também responsável por absorver a radiação solar, pelo que os animais albinos são deficientes nessa proteção.

São, por isso, fotossensíveis (extremamente sensíveis aos raios ultravioletas) e, portanto, devem estar sempre protegidos contra a luz solar direta.

Exposições prolongadas podem resultar, nestes cães, em queimaduras solares ou desenvolvimento de neoplasias cutâneas, como o melanoma.

Olhos

Além da sensibilidade à luz, os cães albinos são especialmente propensos a anomalias oculares não corrigíveis.

Além de possivelmente nascerem com olhos anormalmente pequenos, são comuns deformidades do cristalino , íris, esclera e outras partes dos olhos. Não é incomum que estes animais nasçam cegos.

Ouvidos

A surdez também pode estar associada a cães albinos. Para já, os estudos nesta área ainda não foram capazes de correlacionar diretamente a mutação da tirosinase com a mutação que causa surdez.

No entanto, está comprovado que cães albinos têm maior probabilidade de sofrer de outras patologias que envolvam erros e mutações genéticas.

Cuidados a ter com o seu cão albino

Apesar destas particularidades, os albinos podem viver uma vida longa e feliz, desde que com alguns cuidados e check-ups regulares junto do seu Médico Veterinário.

Por isso: proteja sempre o seu patudo! Use roupinhas, proteções para as patas e cabeça (incluindo os olhos) e use  chapéus de sol em casos de necessidade extrema de o expor a horas de maior intensidade solar.

A alimentação também é fundamente. Opte por uma alimentação de boa qualidade, preferencialmente de salmão. Rações com alto teor em ómega 3 contribuem para uma pele saudável, o que é ótimo nestes casos, dado que cães albinos têm a pele muito mais sensível.

Na Barkyn dispomos de ração com ómega 3 que podemos optar para o seu cão albino. Experimente personalizar aqui a ração para o seu patudo.

Use protetores solares adequados sempre que possível.  Evite as horas de mais calor e opte por passeios ao início ou ao final do dia.

Helena Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta