Banhos: com que frequência?

Saúde

A frequência de banhos depende do tipo de pêlo e do estilo de vida do animal.

cão

Genericamente, os banhos devem ser dados mensalmente. Os cães de pêlo longo necessitam de banhos mais frequentes, bem como cães que vivem em ambientes exteriores e se sujem mais. Os banhos durante o verão podem ser dados mais frequentemente.

Banhos em excesso podem ser contraproducentes, por secarem a pele em demasia. Pode ir mantendo a higiene do pelo, escovando-o todos os dias e utilizando toalhitas próprias para cão para limpeza da pele e do pêlo.

 

Escovagem

Antes do banho é necessário escovar o pelo. Uma escovagem prévia bem feita remove o pêlo morto e melhora significativamente a eficiência do champô na limpeza da pele.

 

Banho

Deve evitar banhos em cachorros com menos de 4 meses.
A água deve estar morna para que o champô faça o seu efeito e também para conforto do animal.

Deve proteger os ouvidos do seu cão para garantir que a água não entra pelos canais auditivos (pode predispor ao aparecimento de otites).

Existem vários champôs disponíveis consoante o tipo de pelo e pele. Não devem ser utilizados champôs para humanos, nem sabão (não têm um pH balanceado para a pele dos animais).

Passe por água todo o corpo (evitando molhar a cabeça) e aplique o champô. Seja metódico massajando a pele e pêlo do pescoço à cauda. Use um pano molhado com água e champô para lavar a face do animal, tendo cuidado para não contactar com os olhos.
No fim enxague completamente o cão, prestando especial atenção à região das virilhas, axilas e entre os dedos. Aplique o champô novamente se necessário e enxague novamente.

Para uma pelagem leve, sedosa e brilhante utilize um condicionador logo após o champô.

 

Secagem

Retire o excesso de água do pêlo. Para animais de pêlo curto utilize uma toalha absorvente e esfregue o pêlo, primeiro no sentido contrário do e em seguida no sentido normal, a partir da cabeça até a cauda.
Animais de pêlo longo devem ser escovados e deve ser utilizado secador para uma secagem completa (próprio para cães ou, em alternativa, o secador de cabelo).

Mantenha o cão aquecido e sem correntes de ar frio enquanto o seca.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar