Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Qual a frequência ideal de banhos em cães?

A frequência de banhos depende do tipo de pêlo e do estilo de vida do animal.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A frequência ideal de banhos em cães pode variar de cão para cão. Genericamente, os banhos devem ser dados mensalmente. A frequência dos banhos depende de:

  • Tipo de pelo;
  • Exposição ao exterior;
  • Patologias dermatológicas.

Os cães de pêlo longo necessitam de banhos mais frequentes, bem como cães que vivem em ambientes exteriores e se sujem mais. Os banhos durante o verão podem ser dados mais frequentemente.

Qual o perigo de dar mais do que a frequência ideal de banhos em cães?

Banhos em excesso podem ser contraproducentes, por secarem a pele em demasia.  Pode ir mantendo a higiene do pelo, escovando-o todos os dias e utilizando toalhitas próprias para cão para limpeza da pele e do pelo para manter a frequência ideal de banhos em cães.

Escovagem

Antes do banho é necessário escovar o pelo. Uma escovagem prévia bem feita remove o pelo morto e melhora significativamente a eficiência do champô na limpeza da pele.

Banho

Deve evitar banhos em cachorros com menos de 4 meses. A alimentação do cachorro e os cuidados de higiene na fase juvenil devem ser adequados! Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
A água deve estar morna para que o champô faça o seu efeito e também para conforto do animal.

Deve proteger os ouvidos do seu cão para garantir que a água não entra pelos canais auditivos (pode predispor ao aparecimento de otites).

Passe por água todo o corpo (evitando molhar a cabeça) e aplique o champô. Seja metódico massajando a pele e pelo do pescoço à cauda. Use um pano molhado com água e champô para lavar a face do animal, tendo cuidado para não contactar com os olhos.
No fim enxague completamente o cão, prestando especial atenção à região das virilhas, axilas e entre os dedos. Aplique o champô novamente se necessário e enxague novamente.

Para uma pelagem leve, sedosa e brilhante utilize um condicionador logo após o champô.

Qual o champô que devo escolher?

Existem vários champôs disponíveis consoante o tipo de pelo e pele. Tal como a comida dos nossos patudos deve ser adaptada à raça e à fase de vida, também os champôs o devem ser.

Não devem ser utilizados champôs para humanos, nem sabão (não têm um pH balanceado para a pele dos animais).

Dos champôs para cães podem escolher uma gama fisiológica (como champô para bebé, champô para pelos claros, entre outros) ou necessitar de um champô de tratamento aconselhado pelo médico veterinário.

Qual a frequência ideal de banhos em cães com champô terapêutico?

Quando usa um champô de tratamento a frequência ideal de banhos em cães pode alterar-se. Em alguns tratamentos pode ser aconselhado banho terapêutico semanalmente. Informe-se junto do médico veterinário que aconselhou o champô.

Secagem

Retire o excesso de água do pelo. Para animais de pelo curto utilize uma toalha absorvente e esfregue o pelo, primeiro no sentido contrário do crescimento e em seguida no sentido normal, a partir da cabeça até a cauda.
Animais de pelo longo devem ser escovados e deve ser utilizado secador para uma secagem completa (próprio para cães ou, em alternativa, o secador de cabelo).

Mantenha o cão aquecido e sem correntes de ar frio enquanto o seca.

Quais as alternativas para manter a frequência ideal de banhos em cães?

Em alternativa ao banho em si pode utilizar toalhitas próprias para cães ou mesmo champô seco.

Devo dar sempre banho em casa?

Pode fazer os banhos do seu cão em casa mas, pode ser mais vantajoso e prático levá-lo a um local específico para o fazer. Pode ser uma loja de animais, clínica veterinária ou mesmo local de banhos e tosquias.

A frequência ideal de banhos não tem um número exato. Deve ver o que funciona melhor com o seu cão e o champô que lhe dá melhores resultados.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta