Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem alergia à pipeta para as pulgas, e agora?

É cada vez mais frequente encontrarmos cães que fazem alergia a produtos spot-on, tais como as pipetas para as pulgas. Mas se for o caso do seu cão, não se preocupe, não é por isso que irá deixar de ter forma de o proteger.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

As pulgas e as carraças são um perigo quer para os cães, quer para as pessoas, uma vez que são veículos transmissores de doenças parasitárias. É necessário fazer uma prevenção cuidada para evitar a sua infestação, principalmente nos meses quentes em que a sua presença no ambiente é ainda mais preponderante.

Porque é que o meu cão fez alergia à pipeta?

Se o seu cão fez alergia à pipeta, é porque tem hipersensibilidade à substância ativa presente na mesma. Sabendo isso, deverá escolher outra forma de desparasitação externa, recorrendo a uma pipeta com outra composição, colocando uma coleira ou administrando em comprimido.

Geralmente em cães com história de hipersensibilidade cutânea, a melhor opção é o comprimido, porque evita a absorção através da pele, que aumentaria o risco de desenvolver reação local semelhante.

Com que frequência se tem que dar o comprimido?

Dependendo do comprimido escolhido, este deverá ser administrado mensalmente (Nexgard®, Simparica® ou Credelio®) ou de 3 em 3 meses (Bravecto®).

Quais as vantagens e desvantagens do comprimido?

Vantagens:

  • Facilidade na administração
  • Eficácia alta (como são produtos mais recentes, existe um menor número de resistências reportadas)
  • Biodisponibilidade do produto inalterada com os banhos (pode dar banhos sem comprometer a eficácia do mesmo).

Desvantagens:

  • Potencial intolerância em cães com hipersensibilidade gastrointestinal (raro)
  • Ausência de efeito protetor simultâneo contra o flebótomo transmissor da Leishmaniose, contrariamente à maioria das pipetas e coleiras.

Existem, assim, várias alternativas à pipeta quando o seu cão não tolera a aplicação da mesma. Resta apenas selecionar a arma que melhor se adequa a ele e prepará-lo para o combate contra as pulgas e carraças. Temos a certeza de que irá sair vencedor!

Tomás Magalhães    

Médico Veterinário

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta