3 Doenças mais comuns de um bull terrier

Saúde

Bull Terrier é uma raça de porte médio, originária de Inglaterra. Com uma conformação da cabeça muito característica e também uma capacidade musculoesquelética grande são traços que o caracterizam.

cão

Doenças mais comuns:

  • Surdez: comum nos Bull Terrier de cor branca. Pode ser bilateral ou apenas afectar um dos ouvidos;

 

  • Problemas dermatológicos: predisposto a alergias. Os cães de cor branca ainda requerem mais atenção na altura da primavera e verão, devendo mesmo evitar a exposição solar.
    • Dermatose solar canina: afecta zonas de pêlo escasso como nariz e tronco provocando eritema e descamação podendo evoluir para úlceras. É recomendado evitar exposição solar, assim como passeios nas horas de calor mais intenso. O uso de protetor solar (factor solar 30 ou mais elevado) duas vezes ao dia nas zonas mais suscetíveis é recomendado.

 

  • Doença renal: insuficiência renal crónica é comum em animais de meia idade. Mais recentemente também foi reconhecida predisposição para rins poliquísticos. Recomenda-se check-up renal (análises clínica e ecografia abdominal) anuais a partir dos 5-6 anos, de modo a haver detecção precoce.

 

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar