Weimaraner: personalidade e crianças

Lifestyle

Weimaraner é uma raça de cães com origem na Alemanha, tendo como principais caraterísticas os olhos de tom claro, pêlo cinzento curto e porte atlético. É uma raça que se adapta bem a uma família, sendo sempre importante que haja uma boa sociabilização do cachorro com crianças.

cão

Será que o Weimaraner é o cão ideal para a minha família?

O cão da raça Weimaraner é de grande porte, com musculatura desenvolvida e com uma grande apetência para atividade física como corridas, caminhadas e outras brincadeiras realizadas no exterior, sendo uma raça que foi desenvolvida inicialmente para a caça. É um cão que precisa de uma família com tempo para o exercitar diariamente, uma vez que tem uma alta necessidade de gastar energia. É também um cão que, por norma, cria um vínculo muito forte com a sua família e, por isso, tem mais tendência a desenvolver ansiedade por separação (veja aqui mais informações sobre este tema). Não deve por isso ser deixado muito tempo sozinho em casa, uma vez que podem ser observados vários comportamentos resultantes do stress, nomeadamente comportamentos destrutivos.

Como é o convívio do Weimaraner com outras espécies animais?

Sendo o Weimaraner uma raça com um forte instinto de caça, deve haver algum cuidado com animais de pequeno porte como gatos, coelhos, porquinhos da índia, etc. No entanto, se o cachorro for sociabilizado com estas espécies, o seu convívio é perfeitamente possível.

Como é o seu relacionamento com crianças?

É considerado um cão de família,muito leal e protetor, com facilidade de relacionamento com crianças, especialmente se o convívio ocorrer desde cedo. Apesar de ser um cão bastante paciente com crianças, é sempre importante que haja supervisão de um adulto, umas vez que muitas vezes estas, especialmente em idades mais precoces, não sabem quais os limites e brincadeiras que podem ter com o seu cão. Esta supervisão também é importante devido ao seu porte consideravelmente grande, podendo magoar a criança acidentalmente, durante uma brincadeira.

Devo investir em treino?

Sim, é uma raça que tem facilidade de aprendizagem e que vai beneficiar de um treino precoce, tanto se ensinar em casa os comandos básicos (veja aqui um artigo sobre esse tema), como recorrendo a um treinador ou aulas para cachorros como complemento. Estas últimas têm também a vantagem de ajudar na socialização com cachorros de outras raças.

Veja este artigo para saber mais informações sobre a raça Weimaraner.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar