Saiba tudo sobre Rottweilers

Lifestyle

Um dos mais fortes e mais poderosos cães do mundo, o Rottweiler tem várias características que o fazem ser tanto um valioso cão polícia, como um excelente cão de companhia.

Características Físicas

  • Porte : Gigante
  • Peso : 40 – 65 kilos
  • Pêlo : Curto
  • Cor : preto com marcações castanhas
  • Esperança média de vida: 8 – 10 anos

Aparência

O Rottweiler tem um porte imponente e poderoso, que contrasta com os seus olhos em forma de amendoados, castanho-escuros e de tamanho médio. O seu pêlo é tipicamente da cor preto afogueado (corpo preto com as extremidades castanhas).

Um pouco de história

Na idade Média, em Rottweil, na Alemanha, os cães romanos tinham sido cruzados com cães de pastor locais de forma a criar o Rottweiler Matzgerhund. A inteligência e polivalência dos cães de Rottweil permitiam que fossem também usados na condução de gado.

No seculo XIX, quando a condução de gado foi proibida na Alemanha e o gado passou a ser transportado de comboio, o Rottweiler sofreu um decréscimo de popularidade.

Entusiastas da raça voltaram a promover a sua reprodução em 1900’s, tendo chegado à Gra Bretanha e aos EUA por volta dos anos 30.

Criação e Educação

O Rottweiller é um cão de guarda nato e pode ser agressivo com intrusos. Requer treino de obediência e mão firme, mas pode ser um animal de estimação afetuoso e calmo. É essencial uma socialização desde cachorro, para que se habitue mais facilmente a seres humanos e a outro animais.

Problemas da criação

São considerados uma raça potencialmente perigosa, não só pelo seu peso e a massa corporal, mas também pela força da mandíbula, por isso, o tutor deve investiver bastante tempo em treinos para que sejam estes cachorros se tornem adultos saudáveis e  sociáveis. Têm tendência para tentar morder tudo e mais alguma coisa, principalmente quando são filhotes, comportamento este que deve ser desencorajado precocemente, para que em adultos não o façam, correndo risco de magoarem o tutor, mesmo não sendo essa a sua intenção.

Cuidados de Saúde

Estão predispostos a alguns problemas de saúde, nomeadamente:

É um cão de fácil manutenção, requer apenas escovagem diária do pêlo para que este se mantenha em boas condições, associado à prática de exercício físico regular para que mantenha uma boa condição corporal.

 

Não se esqueça de ponderar bem antes de decidir adquirir ou adotar um patudo. Se tiver duvidas acerca de qual o cachorro mais apropriado para si, aconselhe-se junto do seu medico veterinário.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar