Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Temperamento de um Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça muito popular em ambiente familiar com crianças uma vez que é associado a um bom temperamento. No entanto, uma boa educação/treino precoce é sempre uma mais valia para que o comportamento em adulto seja o desejado.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Qual a diferença entre temperamento, comportamento e personalidade do seu cão?

Temperamento: é determinado por genes, correspondendo à natureza do cão e vai afetar, permanentemente, o comportamento do mesmo.

Comportamento: forma como o cão vai reagir, de acordo com uma situação/estímulo específicos. O comportamento vai ser moldado nos primeiros meses de vida (até mais ou menos os 6 meses) e o que foi aprendido nesta fase vai afetar o comportamento do cão adulto. O período de socialização tem um papel importante para o comportamento do patudo.

Personalidade: combinação das caraterísticas e qualidades do cão e que formam o caráter individual deste. Vai ser uma mistura da influência genética e do meio onde o cão se desenvolveu e o que experienciou.

Qual o temperamento do Golden Retriever?

São cães geralmente muito amigáveis, afáveis, fáceis de confiar e inteligentes. Estas caraterísticas fazem com que sejam muitas vezes escolhidos como cães para famílias com crianças. São também cães com muita energia, por isso é aconselhável que haja tempo/espaço para os passear regularmente. Outra caraterística a salientar é o facto de, por norma, só atingirem a completa maturidade emocional por volta dos 3-4 anos, mantendo por isso alguns comportamentos típicos de cachorros até bastante tarde.

Encontre aqui ração personalizada para o seu Golden Retriever.

Existe alguma diferença de temperamento entre machos e fêmeas desta raça?

De acordo com um estudo na área da zoologia, os cães machos desta raça são mais afetados pelo humor do dono do que as fêmeas.

É uma raça fácil de treinar?

Sim, é uma raça fácil de ser treinada. Devem ser ensinados desde cachorros, de forma a saberem controlar a sua energia e a “moldar” o comportamento adulto desejado. Por serem cães facilmente treináveis, muitos são utilizados como cães de assistência (ex: pessoas com mobilidade reduzida) ou de serviço (ex: cães que detetam a presença de substâncias ilegais).

Pode esta raça ter comportamentos agressivos?

Apesar de ser raro, devido ao seu bom temperamento, como qualquer raça o Golden Retriever pode também manifestar algum comportamento agressivo. Estes geralmente estão relacionados com dor ou com outro problema de saúde do cão. Apesar de ser um cão bastante paciente e dócil com crianças, é sempre importante que haja supervisão de um adulto, umas vez que muitas vezes estas, especialmente em idades mais precoces, não sabem quais os limites e brincadeiras que podem ter com o seu cão.

Saiba mais sobre a raça, aqui.

Inês Millet Barros

Medica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta