• Home
  • SobreChevron Icon
    • Testemunhos
    • Veterinário
    • Alimentação
  • Blog
  • Comunidade
  • Simular
BlogLifestyle

Quais os tipos de Pit Bull que existem?

O termo “Pit Bull” é, na verdade, apenas a abreviação do nome da raça American Pit Bull Terrier. Sabia que é o termo “Terriers do tipo Bull” a correcta para nomear um conjunto de raças descendentes dos antigos Bulldogs e Terriers?

Os cães da categoria Terrier do tipo Bull (FCI – Fédération Cynologique Internationale) descendem dos mesmos antepassados. Tiverem origem no Reino Unido, do cruzamento entre os antigos Bulldogs e Terriers, com o intuito de aliar a robustez física dos Bulldogs com a agilidade e persistência dos Terriers. Estas características foram intensamente selecionadas dando origem a cães possantes, resistentes, destemidos e, ao mesmo tempo, amigáveis com os seus donos e com uma vontade enorme de agradar. Com as qualidades perfeitas de um guerreiro, estes cães eram utilizados para um desporto popular na altura, em que uma matilha atacava um touro ou um urso numa espécie de pequena arena. Estes desportos sangrentos acabaram por ser oficialmente eliminados, porém, continuaram a ser organizados eventos de lutas entre cães, até aos dias de hoje, ainda que de forma clandestina.

Hoje, existem quatro raças principais de Terriers do tipo Bull, que partilham os antepassados em comum e semelhanças físicas: American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Staffordshire Bull Terrier e Bull Terrier.

American Pit Bull Terrier (Pit Bull)

Os cães cruzados entre os antigos Bulldogs e Terriers, originários do Reino Unido, foram levados para os Estados Unidos da América por imigrantes nos meados do século XVIII. Estes cães foram aperfeiçoados durante décadas dando origem à atual raça. Começaram por ser populares, não só para a caça, como também para o pastoreio e cães de família. A cor do seu nariz pode variar, sendo o mais comum o azul, preto e vermelho cor de fígado. Os machos podem chegar aos cerca de 53 cm de altura e 27 kg de peso.

Staffordshire Bull Terrier

O seu nome é derivado de uma região de Inglaterra onde esta raça era bastante popular, Staffordshire. O seu nariz é sempre preto, os machos podem chegar aos cerca de 40 cm de altura e 17 kg de peso. Possuem um temperamento mais amigável, particularmente com crianças, apesar de mais teimosos que os restantes Terriers do tipo Bull.

American Staffordshire Terrier (AmStaff)

Após a raça Staffordshire Bull Terrier ter chegado aos EUA, alguns criadores selecionaram-na, ao longo dos anos, para possuir um porte maior, dando origem aos AmStaff. O seu nariz é sempre preto e a cor da sua pelagem pode variar bastante, sendo a mais comum a marcação branca no peito. Os machos podem chegar aos cerca de 48 cm de altura e 32 kg de peso.

Bull Terrier

Esta raça começou a ser selecionada na Grã-Bretanha, em meados da década de 1850, por James Hinks. Inicialmente de pelagem branca, apenas no início do século XX é que começaram a surgir os primeiros exemplares Bull Terriers com pelagem de outras cores. Possuem o focinho com uma forma bastante características, os machos podem chegar aos cerca de 56 cm de altura e 32 kg de peso. Os cães desta raça são bastante brincalhões, por vezes teimosos, mas sempre devotos à sua família.

Apesar de selecionadas para um propósito bárbaro, estas raças são inteligentes e possuem uma vontade enorme de agradar a sua família. Desta forma, o seu treino é relativamente fácil e são bastante obedientes. Motivo pelo qual é extremamente importante o tipo de tutor que o educa e que tipo de educação recebe.

São excelentes companheiros de família, com um carinho especial por crianças. A agressividade direcionada para com o ser humano não é considerada característica destas raças e é, inclusivamente, indesejada, não devendo ser seleccionada para reprodução.

Sílvia Honrado

Médica Veterinária

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter Icon

Aprenda mais sobre o seu cão

A Barkyn entrega ração adaptada e acompanhamento constante de um veterinário dedicado. Simule para si!

plans

Formuladas por veterinários, as rações Barkyn são feitas com carne ou peixe fresco e têm condroprotetores para tornar o seu cão mais forte. Aprovado por mais de 50 000 cães.

Barkyn

Sobre

Siga-nos