Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Porque é que os cães preferem brinquedos com barulho?

Se procura algo que deixe o seu cão entretido por algum tempo, poder-lhe-á dar um brinquedo, especialmente se barulhento. Embora esse barulho possa ser irritante para si, os cães adoram-no e não se fartam de o ouvir. Mas porque é que os cães tanto gostam do barulho?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Existem várias teorias sobre o porquê de os cães tanto adorarem este tipo de brinquedos. Sabemos até que os cães podem preferir um brinquedo aos outros.

Pelo instinto de caça

A teoria mais comum é a de que os cães privilegiam este tipo de brinquedos, devido ao seu instinto de caça. O facto de os cães serem descendentes dos lobos leva a que assimilem o som do brinquedo ao de uma presa assustada, e os instintos do cão fazem-no reagir a estes ruídos. Isto explica o porquê dos cães perderem o interesse no brinquedo quando o seu barulho diminui – a presa está morta. Contudo, alguns cães não perdem o interesse até que o brinquedo esteja totalmente destruído.

Muitas pessoas tendem a rejeitar esta teoria pelo afeto que sentem pelo seu companheiro, levando a pensar que o seu querido e fiel patudo não é um verdadeiro caçador. Contudo, quem defende esta teoria diz não se poder lutar contra a natureza.

Ao deixar o seu cão brincar com estes brinquedos, deixa-o ser um cão. Deixá-lo “caçar” o seu brinquedo fá-lo libertar imensa energia e libertar o seu lado selvagem. Se o seu cão tiver o tempo adequado com o brinquedo, pode reduzir inclusive comportamentos indesejados com outros objetos ou mesmo com pessoas.

Para terem a sua atenção

A atração dos cães pelos brinquedos com barulho poderá advir da sua interação com humanos. Se pensarmos nisso, ao fazerem este barulho, prendem também a nossa atenção. Poderá nem sempre ser uma atenção positiva, mas o seu cão preferirá tê-la do que não ter qualquer atenção da sua parte.

Ver o cão ficar entusiasmado com um brinquedo é ótimo para os donos. Porém, deve recordar que quando o cão começa a ficar obcecado com ele e a tentar destruí-lo, é hora de lho retirar. Lembre-se que a ingestão de um corpo estranho deste tipo, pode levar o seu cão à mesa de cirurgia. Felizmente, nem todos os cães chegam a este tipo de extremos.

Para enriquecimento mental

O acto de morder estes brinquedos leva a à estimulação mental que os cães procuram e desejam. O som do brinquedo ativa o centro de recompensa do cérebro do cão. Isto gera sentimentos de prazer no seu cérebro, que o faz querer morder ainda mais.

Ao brincar, o cão exercita-se, mantendo-se também ocupado e reduzindo a sua ansiedade.

Causa-efeito

Uma outra teoria diz que a reação do cão aos barulhos do brinquedo é unicamente um efeito face a uma causa. Os cães gostam dos brinquedos com barulho, simplesmente porque fazer barulho. Por outras palavras, gostam do resultado de morder o brinquedo e deste produzir som. Para um cão, o ato de brincar com estes brinquedos, é uma experiência divertida que lhe dá uma recompensa instantânea.

Independentemente da teoria, aproveite e dê um destes brinquedos ao seu cão. Ele adorará!                                            

Mónica Carvalho

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta