Pastor australiano: Informação sobre a raça

Lifestyle

Não confunda com Border Collie! O pastor australiano provém da Austrália, no entanto é considerada uma raça Americana. É um cão que precisa de uma casa com muito espaço ou de uns donos com muito tempo para passeá-lo. Como um bom cão pastor tem uma energia que não termina!

Características gerais da raça

Em adulto o seu peso varia entre os 18 kg e os 29 kg. A sua pelagem é, geralmente, malhada tendo como cores o preto, branco, vermelho e fulvo.

Têm uma esperança média de vida de 12 a 15 anos.

 Temperamento

O Pastor Australiano é energético e trabalhador, carinhoso mas tímido. Tem um grande sentido de proteção e é extremamente leal com o dono, no entanto pode ser desconfiado com estranhos. Sendo um cão muito inteligente é importante saber como exercitá-lo/ desafiá-lo, de modo a que não fique frustrado. Se for bem treinado, irá ter um cão obediente, dedicado a si e feliz! Como cão pastor, é natural que “pastoreie” grupos de pessoas e dê pequenas mordidas para juntá-las.

 Estilo de vida

Tendo em conta que são cães que precisam de fazer muito exercício diariamente, não é um cão que se vá dar bem em apartamento, a não ser que haja muita disponibilidade para passeá-lo. O ideal será ter áreas espaçosas onde possa correr e estimular os seus instintos naturais. Se estiverem acompanhados pelo dono, melhor! Estão sempre prontos para brincar.

Saúde

Apesar de serem cães saudáveis, o aperfeiçoamento genético levou-os a estarem mais predispostos a certas doenças, nomeadamente:

  • Oculares: cataratas e colobomas da íris;
  • Articulares: displasia da anca;
  • Hemolíticas: Doença de Von Willebrand (patologia que causa problemas de coagulação), Síndrome de Pelger-Huet (problemas no sistema imunitário);
  • Dermatológicas: Dermatite Solar Nasal (quando demasiado expostos ao sol);
  • Outros: sensibilidade à ivermectina (desparasitação) em certas doses; Cruzamentos naturais entre raças “bobtail” podem gerar cachorros com graves defeitos na coluna vertebral.

 Nutrição

Sendo o Pastor Australiano um cão com alta atividade física, é importante que faça uma ração adequada a esses gastos energéticos. O seu pêlo comprido também é um fator a ter em atenção, de forma a que esteja brilhante e não caia em excesso. Assim, uma ração de boa qualidade de, por exemplo,salmão será uma boa opção. No entanto, é importante ver em que estágio da vida (cachorro, adulto, sénior) o patudo se encontra de forma à alimentação ser adaptada.

 Higiene

  • Banhos: Mensal ou ocasional (a avaliar conforme atividade do animal e do local de habitação);
  • Escovagem: diário/semanal de forma a retirar pêlo morto;

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

           

           

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar