Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Óleos essenciais para cães

Os cães usam o olfato para conhecerem o Mundo! Este sentido, extremamente desenvolvido, pode proporcionar-lhes sensações através dos óleos essenciais. Saiba mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O olfato é um sentido essencial e extremamente desenvolvido nos cães. É através dele que conhecem o Mundo. Conseguem vivenciar diferentes sentimentos a partir de cheiros diferentes. Está até provado que conseguem detetar algumas patologias com o olfato. Mas afinal quais os óleos essenciais para cães

Os odores agradáveis podem acalmá-los e trazer-lhes outros benefícios a nível de saúde e bem estar, assim como o inverso. Devido ao seu poderoso olfato desengane-se se acha que consegue esconder os biscoitos ou a alimentação sem eles notarem!

Os óleos essenciais podem ser utilizados nos cães, tal como no Homem, contudo é importante saber quais e como pode fazê-lo.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são compostos aromáticos naturais que são encontrados em várias partes de plantas e lhes conferem o aroma conhecido. São absorvidos por inalação, contacto com a pele ou ingestão, entrando depois na corrente sanguínea, distribuindo-se pelo corpo. Alguns deles têm afinidade biológica por determinados tecidos e órgãos, o que potencia a sua utilização para determinados fins. A quantidade de óleo essencial usada deve ser controlada, pois eles podem ter efeitos poderosos no organismo.

Quais os óleos essenciais que podem ser utilizados nos cães?

Antes de mais, é importante aconselhar-se sempre com o seu Médico Veterinário habitual sobre a utilização de óleos essenciais no seu melhor amigo de 4 patas!

Destacamos 5 óleos essenciais que são seguros para utilizar nos cães:

  • Óleo de Lavanda: Lavandula angustifolia cria uma sensação de paz e harmonia, tendo efeito calmante e relaxante. Pode ser usado nos cães mais ansiosos ou nos momentos que mais stress lhes proporcionem como, por exemplo, uma viagem de carro ou ida ao Médico Veterinário.
  • Óleo de Citronela: tem ótimo efeito para repelir insetos.
  • Óleo de Hortelã: Estimula o metabolismo e ajuda em distúrbios gastrointestinais como cólicas e diarreia.
  • Óleo de Cardamomo: tem benefícios ao nível dos sistema digestivo e respiratório. Ajuda a manter o trato gastrointestinal equilibrado, facilitando a digestão e reduzindo as cólicas gástricas. No sistema respiratório, atua melhorando a respiração. Além disso, potencia ainda um ambiente calmante para os animais mais ansiosos ou agressivos.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta