Porque é que o meu cão espirra quando brinca?

Lifestyle

O espirro nos cães, se frequente, pode ser associado a diversas patologias. Contudo, em determinadas alturas (por exemplo durante uma brincadeira) espirrar pode ser normal!

cão

Quais as principais causas do espirro?

O espirro é um mecanismo de proteção que permite ao organismo tentar expulsar algo que possa estar a causar irritação local. O espirro pode surgir por uma causa inflamatória ou alérgica, ou ocorrer esporadicamente e ser considerado normal.

Dentro das principais causas para o aparecimento de espirros, podemos destacar causas inflamatórias ou infeciosas (que requerem diagnóstico e tratamento médico), alérgicas (principalmente alergias ambientais), presença de corpo estranho (como praganas, que normalmente entram pelo nariz e se alojam na cavidade nasal) e “espirro reverso” (caracterizado por um espasmo em resposta a uma entrada de ar violenta, por exemplo, e pode ser confundido com “engasgamento”).

E porque razão é que os cães espirram quando brincam com outros cães?

À parte das condições mencionadas anteriormente, é normal que em momentos de brincadeira e euforia os patudos possam parar para espirrar, por vezes mais do que uma vez.

Há quem advogue que o espirro durante a socialização com outros cães é uma forma de comunicação e de transmissão de sinais. Mesmo durante a interação com pessoas, o espirro pode ser uma forma de transmissão de euforia e boa disposição!

Contudo, é possível que durante estados de alegria e euforia, durante brincadeiras “intensas”, possa ocorrer irritação local pela passagem violenta de ar – um estímulo que induz o espirro.

 

É importante para o dono perceber se os espirros são esporádicos e se só ocorrem neste tipo de situações, ou se podem estar relacionados com outro tipo de alterações.

 

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

 

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar