Cuidados a ter quando o meu cão viaja de avião

Lifestyle

Existem vários motivos que nos podem levar a viajar de avião com os nossos cães, mas há alguns aspetos que não devemos descurar para que tenhamos ambos uma viagem tranquila e segura.

Viajar de avião com os nossos cães envolve alguma preparação e planeamento antecipado para que tudo corra bem!

Requisitos das companhias aéreas

Antes de comprar bilhetes de avião, leia as políticas de transporte de animais de companhia, das diferentes operadoras aéreas e, em caso de dúvida, entre em contacto com as mesmas.

Cada companhia aérea tem as suas regras e exigências. Algumas permitem o transporte de animais pequenos na cabine, seguindo a transportadora por baixo do lugar do detentor do animal. Noutras, todos os animais de companhia têm de viajar, em local apropriado, no porão.

Podem também existir restrições quanto ao tipo e raça dos animais a transportar, dependendo da companhia.

Assim, o melhor é contactá-las diretamente, aquando da compra dos bilhetes.

Caixa transportadora

Todos os animais, à exceção dos Cães de Assistência, têm de ser transportados em caixas próprias, adequadas ao tamanho do animal e restrições impostas pela companhia aérea.

Informe-se antecipadamente das dimensões permitidas e tenha em conta que o seu cão se deve conseguir virar e deitar confortavelmente. É importante também que a caixa seja segura e que a abertura da mesma não seja fácil, para evitar fugas.

Requisitos sanitários

Dependendo do país de origem e de destino, os requisitos sanitários variam. Na página da DGAV encontrará as informações e documentação necessárias para cada caso. Todas as dúvidas que surjam, devem ser esclarecidas junto da DGAV ou do seu Médico Veterinário assistente.

No geral, para viajar, todos os cães necessitam de ter microchip, passaporte e vacina antirrábica em dia, mas as regras podem variar e alguns países podem ter requisitos extra e até períodos de quarentena.

Assim, informe-se bem antes de viajar para garantir que cumpre todas as regras e que não existem surpresas.

Exame Médico-Veterinário pré-viagem

Antes de viajar, todos os animais devem ser examinados por um Médico Veterinário, para garantir que toda a documentação está em ordem e que estão saudáveis e aptos a viajar.

Dia da viagem

O seu cão deve sentir-se confortável na sua transportadora para que o stress associado à viagem seja minimizado. Uma refeição leve e uma boa hidratação antes da viagem são chave. Também deve ser exercitado antes da viagem, para que esteja o mais calmo possível.

Colocar mantas e brinquedos familiares na transportadora, podem torná-la mais confortável para o seu cão.

Para evitar distúrbios gastrointestinais no país de destino, leve alguma da ração habitual do seu animal ou garanta que a consegue adquirir no local.

Informe-se antecipadamente do percurso que deve fazer dentro do aeroporto e de quanto tempo antes necessita de estar no aeroporto antes do voo. Devido às verificações sanitárias e documentais associadas ao transporte de animais de companhia, o check-in poderá demorar mais do que o normal para passageiros humanos.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas mais comuns, boa viagem!

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar