O que são concursos de Agility?

Lifestyle

A modalidade de Agility surgiu em Inglaterra, na década de 70 e começou por ser um momento de entretenimento nos intervalos das exposições caninas. Devido à sua grande popularidade acabou por se tornar uma nova modalidade, praticada por muitos cães um pouco por todo o mundo.

cão

Em que consiste a modalidade Agility?

Esta modalidade é inspirada nos concursos de saltos de obstáculos hípicos. O cão vai ter de ultrapassar, sem faltas e dentro do tempo máximo estabelecido, um conjunto de obstáculos, com uma ordem previamente definida pela organização da prova. Este vai ser acompanhado por um condutor (pode ser o tutor do cão ou não), sem qualquer equipamento que o ligue ao cão, como a trela, podendo usar a voz e gestos para ajudar a conduzir o cão durante o percurso. O binómio cão e condutor só sabe qual vai ser a ordem dos obstáculos no próprio dia da prova, pouco tempo antes desta começar, tendo algum tempo para reconhecer a pista. Existem vários graus de dificuldade e provas divididas consoante o porte do cão.

Que tipo de obstáculos pode haver nestas provas?

Alguns exemplos dos obstáculos presentes nestas provas: túnel (rígido e de lona), slalom (passagem entre uma espécie de postes), baloiço, salto em altura e/ou em comprimento, paliçada, muros, entre outros.

Qualquer raça de cão pode fazer esta modalidade?

Sim, desde que reúna as condições físicas e comportamentais necessárias para o desempenho da prova. Existem várias categorias nos concursos, dependendo do porte do cão:  Standard, Midi e Mini. O tipo de prova e tamanho de obstáculos é, logicamente, adaptado ao porte de cada cão. Apesar de, em teoria, qualquer raça poder concorrer, existem algumas raças com resultados particularmente bons nesta modalidade. Uma das raças que mais se destaca é o Border Collie (veja aqui um artigo sobre esta raça), mas o Jack Russel e o Pastor Alemão também se destacam.

Qual a idade com que devo iniciar o meu cão nesta modalidade?

A idade mínima estabelecida pela Federação Cinológica Internacional e o Clube Português de Canicultura para a integração em provas é de 18 meses. Sendo que o condutor do cão deve ter, no mínimo, 12 anos de idade. Pode iniciar mais cedo treino que facilite depois na modalidade, como obediência básica, seguir ordens, andar ao lado do condutor e, aos poucos, inserir alguns obstáculos, respeitando sempre o crescimento e ritmo de trabalho de cada cão.

É bom boa modalidade para o cão?

É uma modalidade que, feita da forma correta e respeitando o tempo de aprendizagem de cada cão, vai ser bastante divertida para o tutor e o cão. Permite que o cão faça exercício, gaste bastante energia de uma forma divertida e que ajuda a criar uma maior cumplicidade do tutor com o cão, uma vez que os dois funcionam como uma equipa.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar