• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogLifestyle

Como dar banho ao seu cão?

Chega o Verão e os passeios pela praia ou no campo são mais frequentes. Muitas vezes implica também mais banhos aos nossos patudos devido à areia da praia/sal do mar ou porque o pêlo passou de branco a castanho após um passeio na mata! Sabe como deve ser o banho do seu animal? Deixamos aqui … Continue reading “Como dar banho ao seu cão?”

Inês Santos

Inês Santos

2 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Chega o Verão e os passeios pela praia ou no campo são mais frequentes. Muitas vezes implica também mais banhos aos nossos patudos devido à areia da praia/sal do mar ou porque o pêlo passou de branco a castanho após um passeio na mata!

Sabe como deve ser o banho do seu animal? Deixamos aqui algumas dicas importantes.

Como dar o banho?

O banho deve ser dado num local tranquilo, se possível numa banheira alta, com água morna e sempre com muitas toalhas à sua disposição, pois vai precisar!

Deve começar por passar o corpo todo do animal por água, tendo sempre cuidado para não entrar água para dentro dos ouvidos (pode provocar otites). De seguida aplicar o champô e massajar, e por último remover o champô passando o corpo todo do animal novamente com água.

No final o pêlo deve ser seco com toalhas ou, para os cães que toleram, pode utilizar um secador a um temperatura morna ou fria – é preciso ter muito cuidado com o seu uso para não provocar queimaduras de pele.

Para os cães mais nervosos e que não adoram tomar banho, pode no final recompensá-lo com um biscoito ou algo que ele goste para ele associar o banho a um evento positivo.

Qual o tipo de champô que devo usar?

Os cães deve tomar banho com um champô próprio para eles, pois o pH da sua pele é diferente do nosso e de outros animais.

Animais com problemas de pele, como dermatite atópica ou infeções cutâneas, devem fazer banhos com champôs apropriados e prescritos pelo veterinário que está a seguir o seu animal.

Quantas vezes deve um cão tomar banho?

Exceto os cães que estejam em tratamento de problemas cutâneos, os cães nunca devem tomar mais do que uma vez por mês banho.

A pele dos nossos cães tem uma camada protectora que é desgastada quando eles tomam banho. Se estes forem muito frequentes, podemos danificar essa camada e tornar a pele do nosso animal mais débil e sensível.

Saiba mais aqui!

Se é difícil dar banho ao seu cão, consulte o nosso artigo sobre esse tema aqui!

Inês Santos

Médica Veterinária

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja