Coleiras, trelas e peitorais para cães – quais os mais adequados?

Lifestyle

Existem várias opções, cores, formas e padrões de trelas, coleiras e peitorais. Qual a opção ideal para cada cão?

Peitoral

O peitoral é uma ótima opções para cães que passeiam bastante e que puxam muito a trela. O peitoral oferece uma sustentação maior durante o passeio e o tutor consegue fazer um controlo maior dos movimentos do cão durante o passeio. Estão recomendados em todos os cães com predisposição para problemas traqueais (colapso da traqueia por exemplo, em cães de raça pequena). O peitoral é preferível à coleira em cães de raça braquicefálica, como os Bulldog.

Deve ser escolhido um peitoral à medida do peito e do pescoço do cão. Se estiver a comprar um peitoral para um cachorro, não se esqueça que em breve ele vai crescer e provavelmente o peitoral vai deixar de servir.

Existem várias opções à escolha, não só em formato como em cores e padrões:

Coleira

A coleira pode ser usada apenas esteticamente, em cães que utilizam peitoral para o passeio, por exemplo. Em cães que não puxam muito, a coleira pode ser utilizada para o passeio com trela.

Existem coleiras estranguladoras ou coleiras de fecho. As coleiras estranguladoras estão indicadas para cães mais agitados durante o passeio (são coleiras que se ajustam, não tendo por intenção magoar o cão).

Trelas

A mesma trela pode ser utilizada tanto em peitoral como coleira. Existem trelas extensíveis, trelas não extensíveis e trelas estranguladoras (com coleira já “incorporada”). Para um maior controlo durante o passeio, devem ser usadas trelas com um só tamanho, de preferência curtas.

As trelas extensíveis, regra geral, são utilizadas em cães de porte pequeno.

Quais são as regras de ouro durante o passeio?

  • Passear o seu patudo do lado esquerdo;
  • Evitar que o seu patudo o ultrapasse. Deve andar sempre ao seu lado;
  • Sempre que o seu patudo estiver a puxar pela trela, deve parar o passeio até que ele acalme, puxando-o para perto de si;
  • Leve snacks para compensar o bom comportamento durante o passeio.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar