Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

7 coisas que o seu cão odeia que faça

Para convivermos da melhor forma com os nossos cães é muito importante compreendermos o que os faz feliz e também o que os deixa muito chateados!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Ter um cão saudável implica não só cuidar da sua alimentação e ter as vacinas e desparasitações em dia, mas também da sua saúde mental. E, por isso, um cão com menos momentos de stress será um cão mais saudável. Claro que não podemos ceder em tudo, mas aqui ficam algumas situações que devemos evitar:

Passeios curtos

Os passeios são os momentos mais importantes do dia do seu cão, pois é aí que tem contacto com vários estímulos (olfativos, sonoros, …) e com outros animais. Por isso, é importante que faça passeios regulares e com uma boa duração (entre 15 a 20 minutos).

Tédio/Não brincar

Muitos dos nossos animais passam muitas horas em casa. A brincadeira e os jogos são essenciais para se manterem felizes e gastarem energia. Existem variados brinquedos interativos no mercado que irão ajudar a manter o seu patudo entretido. Alguns deles permitem que esconda no seu interior, grãos de ração ou os seus snacks favoritos!

Forçar socialização com animais ou pessoas que ele não gosta

Nunca devemos forçar o nosso animal a conviver com outros dos quais tem medo ou mesmo pessoas com as quais demonstra o mesmo sentimento. Ao fazê-lo estamos a causar um grande momento de stress e a aumentar o medo naquela situação. Quando um patudo demonstra este tipo de comportamento de forma generalizada, é muito importante procurarem ajuda de um profissional de comportamento canino.

Sabe quais os sinais que os canídeos demonstram quando estão stressados? Veja aqui.

Trocar os horários do passeio

Os nossos patudos são animais de rotinas. Eles sabem quando saímos de casa, quando chegamos e qual a hora do passeio deles. Quando não os passeamos na hora habitual ou alteramos frequentemente os horários estamos a deixá-los confusos e ansiosos.

Barulhos muito altos (televisão, música, …)

Muitos cães têm medo de ruídos altos, ficando bastante stressados. A audição deles é muito mais desenvolvida do que a nossa, por isso se algum barulho para nós é alto para eles será 5 vezes maior. Devemos ter em atenção os sons muito altos quando os nossos cães estão presentes.

Odores fortes (perfumes, detergentes, …)

Tal como a audição, o olfato deles também é extremamente desenvolvido comparativamente ao nosso. Dessa forma, devemos ter cuidado com os odores muito fortes, especialmente detergentes e perfumes, pois podem mesmo causar-lhes alguma irritação nas narinas.

Não respeitar os medos deles

Nunca devemos obrigar o nosso cão a fazer algo que lhe causa medo ou ansiedade. Se isso acontece em alguma situação, devemos pedir ajuda a um profissional de comportamento canino para habituarmos o nosso patudo da forma mais correta ao estímulo/situação e, assim, diminuir o stress/ansiedade.

Veja aqui alguns comportamentos demonstrados pelos cães quando estão ansiosos.

Inês Santos

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta