Cinofobia: como ultrapassar o medo de cães?

Lifestyle

Cinofobia trata-se de um medo patológico/ irracional de cães. Porquê que as pessoas têm medo de cães? Será que há forma de contornar este medo? Se sofre ou sabe quem sofra de cinofobia este artigo é para si!

O que é cinofobia?  Quais as principais causas?

Cinofobia é um medo extremo de cães, independentemente de serem meigos ou não, grandes ou pequenos.

Muitas vezes o pânico por cães vem de um susto ou trauma provocado por uma situação em que o animal foi agressivo ou teve uma reação mais imprevisível. Isto leva a que se possa perder a confiança no animal e, consequentemente, a um medo muito grande de cães.

No entanto há situações em que o medo vem de uma “sobre proteção” dos pais em relação aos filhos por receio que se possam magoar durante as brincadeiras com os patudos,  fazendo com que a criança se torne insegura em lidar com cães.

Como posso ultrapassar este medo?

Quando estamos perante pessoas com cinofobia é muito importante não forçar o contacto com o nosso patudo, por mais sociável e carinhoso que seja!

O tratamento terá que passar por investigar quais foram as causas de tanto medo/ fobia. Poderá haver a necessidade de ser acompanhado por um psicólogo de forma a que a superação seja bem apoiada e conduzida porque é essencial que tudo seja feito de forma gradual e que respeite os limites de cada um 🙂 Existem inúmeras técnicas para contornar esta fobia mas variam muito dependendo do que provocou o medo! No entanto o contacto com cães fará parte do processo.

Em muitos casos de crianças que têm medo de cães é muito comum vermos a adoção de um patudo para que esse medo seja quebrado. No entanto é muito importante que haja interação com outros cães para que o medo não seja mascarado 🙂

Com tempo e acompanhamento é impossível resistir ao amor que os cães têm para dar!

Sofia Galiza 

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar