Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Chip dos Cães: guia sobre o que precisa de saber

É obrigatório colocar microchip nos cães? Em que idade? Para que serve? São as perguntas mais frequentes relativas ao microchip. Esclareça-as aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é o chip dos cães?

O chip ou microchip é um dispositivo eletrónico, que tem como principal objetivo evitar e responsabilizar o abandono animal! Como? Quando registado no sistema informático, o chip permite estabelecer uma ligação entre o animal e o seu tutor (nome completo, morada, número de CC, contacto), fazendo com que possa haver uma responsabilização no cumprimento dos parâmetros legais, sanitários e de bem-estar animal!

A sua aplicação é obrigatória em cães, gatos e furões!

Como se aplica? E como funciona?

O microchip deverá, segundo a lei, ser aplicado:

  • Se souber a data de nascimento do cão: até aos 120 dias de vida;
  • Quando não é possível saber a data exata de nascimento: até à perda dos dentes incisivos de leite.

E num cão adulto? Se tiver um patudo adulto sem microchip marque uma consulta de forma a colocar tudo em dia!

Este pequeno dispositivo (do tamanho de um grão de arroz) está associado a um número (número de microchip) e é colocado na face esquerda do pescoço dos nossos patudos. O número será registado no Sistema Informático de Animais de Companhia  (SIAC) juntamente com todos os dados do tutor. É verificado através de um dispositivo eletrónico que lê o chip, o qual se encontra sob a pele dos nossos amigos de quatro patas.

O custo de colocar o microchip varia de sítio para sítio, mas deverá rondar os 20 euros!

Consigo saber onde o meu cão está pelo chip?

O microchip não tem GPS por isso não. O que acontece é, caso o seu cão perdido seja levado a uma clínica veterinária ou centro de recolha oficial o número do microchip é lido e há tentativa de contacto ao detentor imediatamente.

O que fazer se mudar de morada ou de telefone?

Se algum dado constante no documento de identificação do seu cão se alterar é obrigado a comunicar essa alteração. Pode fazê-lo no seu médico veterinário ou pedir a alteração diretamente à base de dados aqui.

O que faço se der o meu cão a outra pessoa?

Se o titular do animal se alterar deve de imediato fazer o pedido da transmissão de titularidade no SIAC. Veja aqui como fazer para alterar a titularidade do seu cão.

Quais as vantagens dos chips nos cães?

  • Não é necessário substituir! Após a implantação do chip, este fica sob a pele a vida toda do nosso patudo!
  • Caso o animal fuja, será mais fácil de os reencontrar! Basta a pessoa que o encontrou dirigir-se a uma clínica/ hospital veterinário para que possam ler o chip, verificar se está registado e poderá, assim, entrar em contacto com o tutor desse patudo !
  • Através do número de microchip conseguimos verificar se as vacinas da raiva estão em dia e que a esterilização foi realizada! O registo eletrónico é feito pelo Médico Veterinário aquando a implantação (evitando que haja animais com microchip, mas sem registo, o que diminui a probabilidade de reencontro com o tutor).

A identificação eletrónica é uma mais valia para protegermos os nossos companheiros caso se perca ou fuja! Não adie a sua colocação 🙂

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta