Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Pode viajar com o seu cão no metro ou autocarro?

Tem dúvidas se pode viajar com o seu cão no metrou ou autocarro? Descubra tudo sobre o assunto neste artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Sabe se pode viajar com o seu cão em transportes públicos como o metro ou o autocarro? Para nos deslocarmos precisamos de utilizar estes meios de transportes. Assim, é importante conhecer as regras de transporte para os nossos melhores amigos nos acompanharem,

O que deve fazer para viajar com o seu cão?

Cada empresa tem as suas próprias recomendações – isto quer dizer que, antes de pensar em viajar com o seu patudo, deverá sempre consultar o site da empresa em questão (algumas, por exemplo, em hora de ponta podem recusar o seu transporte). Ou então pode ser exigido a compra de um bilhete para o seu cão.

O ideal é ter sempre à mão o boletim atualizado, trela, açaime e saquinhos para evitar percalços durante a viagem. Pode também guardar espacinho para uns snacks, para mimar o seu patudo durante a viagem 🙂

 

Quais são as condições para viajar com o seu cão no metro?

Relativamente ao transporte de animais no Metro do Porto, é permitido apenas a animais de pequeno porte que viajem dentro de transportadora própria. No caso do metro de Lisboa, é permitido o transporte de animais de companhia não encerrados desde que não representem um perigo, estejam devidamente açaimados e contidos à trela curta. Para além disso, o tutor deve ter em sua posse o boletim sanitário e a licença atualizados. Os patudos não devem ocupar os assentos destinados às pessoas.

E no caso dos autocarros?

As regras são idênticas, ou seja, é permito o transporte de cães que viajem com o seu tutor, desde que estejam bem acondicionados e apresentem trela e açaime. Tal como no metro, os nossos patudos nunca podem ocupar lugares nos bancos destinados às pessoas!

Posso viajar com cães de raça potencialmente perigosa?

O transporte de animais de raças potencialmente perigosas, como o pittbull, não é permitido nem no metro, nem nos autocarros.

E quanto aos cães de trabalho?

Cães de trabalho ou de assistência, como é o caso dos cães guia, podem viajar em todos os transportes públicos, de forma gratuita e sem acondicionamento.

Preparar o seu cão para viajar no metro

Nem todos os cães estão habituados a viajar e por isso é importante começar a habituar o seu cão gradualmente. É normal que nas primeiras viagens esteja mais agitado e assustado, mas gradualmente irá habituar-se!

Caso note que o seu cão está de facto muito assustado ou já fez várias viagens e o seu comportamento não melhora deve falar com o seu médico veterinário. Em alguns casos pode haver necessidade de prescrever algum medicamento ou suplemento mais natural para ajudar nesta situação.

Bons passeios! 🙂

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta