Posso andar com o meu cão no metro ou autocarro?

Lifestyle

Sim! Em Portugal, podemos usufruir dos nossos transportes públicos para transportar animais de companhia, desde que sejam respeitadas as regras de cada transportadora e desde que eles se encontrem em bom estado de saúde. Apenas os animais considerados perigosos ou potencialmente perigosos é que não podem usufruir destas viagens, por outro lado, os cães de assistência podem andar sempre com  o tutor gratuitamente, e o seu transporte não pode nunca ser proíbido!

O que deve fazer para viajar com eles?

Cada empresa tem também as suas prórpias regras – isto quer dizer que, antes de pensar em viajar com o seu patudo, deverá sempre consultar o site da empresa em questão (algumas, por exemplo, em hora de ponta podem recusar o seu transporte).

O ideal é ter sempre à mão o boletim actualizado, trela, açaime e saquinhos para uma viagem limpa e segura.

 

Quais são as condições para viajar no Metro?

O Metro de Lisboa e do Porto, permite a circulação de cães desde que devidamente acompanhados e contidos, de forma a que não permitam que mordam ou causem danos a pessoas, outros animais ou bens. Ou seja, devidamente açaimados e de trela curta ou em transportadoras, e sempre acompanhados dos boletins sanitários, com o correcto licenciamento.

 

E no caso dos autocarros?

É muito semelhante 😊 a grande diferença é que os cães têm de estar acondicionados em transportadoras.

 

No entanto, indepedentemente da empresa, os nossos patudos não podem nunca ocupar lugares nos bancos destinados às pessoas!

Bons passeios!

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar