Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Cão em apartamento: 5 dicas para um cão feliz

Muitas vezes ouvimos – Não posso ter um cão, porque moro num apartamento. A realidade de ter um cão como companheiro de vida, dentro de um espaço reduzido não é tarefa fácil! Implicará maior disponibilidade para passear o nosso patudo e imaginação para deixa-lo entretido enquanto não estamos em casa. Aprenda pequenas dicas fazer para tornar o nosso amigo um cão feliz.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Uma excelente forma de promovermos o bem-estar e o conforto dos patudos em casa é através do enriquecimento ambiental. Fazemo-lo combatendo o tédio enquanto estiver sozinho e incentivando-o a demonstrar os seus comportamentos naturais (cheirar, escavar, morder, roer, etc). Como?

Enriquecimento ambiental

Tome nota das seguintes 5 ideias:

  • Usar um tapete peludo para esconder ração em diversos pontos, para que o seu cão se esforce para encontrar a recompensa, utilizando o faro;
  • Disponibilizar uma garrafa vazia e amassada, com a sua ração favorita no interior, para ele descobrir como retirá-la. Vai adorar!
  • Existem também opções comerciais de brinquedos onde podemos “esconder” comida e congelá-la! Desta forma, o acesso ao snack é dificultado e o seu cão terá de entreter-se mais um bocadinho para conseguir o que quer 🙂
  • Apelando à curiosidade dos nossos amigos de quatro patas, que adoram ver tudo o que se passa lá fora, podemos deixar-lhes uma janela com visibilidade para o exterior para que possam desfrutar da vista e divertirem-se um pouco. Enquanto “cuscam”, podem também trabalhar a audição, como se tivessem companhia todo o dia 🙂
  • Mantenha a televisão ou o rádio ligados na sua ausência… assim eles não se sentirão tão sozinhos! Até já existem canais televisivos para os patudos!

Importância dos passeios no bem-estar animal

Para termos um animal equilibrado é importante darmos-lhe algum do nosso tempo! Os passeios mantêm a saúde mental! Por isso, passeios, no mínimo 3 vezes por dia, em horários mais ou menos fixos, são essenciais. Acredite que ele irá sentir a diferença 🙂 Associe esses passeios a exercício físico e brincadeiras. Estamos assim a criar um cão saudável, divertido e carinhoso. Após o passeio, vem o cansaço e consequentemente um ambiente tranquilo em casa.

Brinquedos

Nunca é demais mimar o nosso amigo! Por isso nunca subestime a importância que brinquedo novo traz à sua vida. Ocasionalmente, ofereça-lhe um para fazê-lo sentir-se especial e acarinhado. Mas atenção! Não deixe todos os brinquedos disponíveis, para ele não perder o interesse por não saber qual escolher. Guarde uns e disponibilize outros rotativamente. Vai notar a sua felicidade como se de um brinquedo novo se tratasse!

Dedique tempo, amor e paciência ao seu companheiro. Para eles não interessa o tamanho da casa, apenas a companhia e atenção! Serão amigos inseparáveis 🙂

Divirtam-se!

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta