Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Cão de gado transmontano: Informações da raça e características

O Cão de Gado Transmontano surgiu como cão de companhia dos pastores. Conheça as características que tornam esta raça única e especial aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Características gerais da Raça:

  • Grupo: 11 – Raças não reconhecidas pela Federation Cynologique Internationale
  • País de origem: Portugal
  • Data de origem: Séc. XIX
  • Primeira utilidade: Guarda de rebanhos
  • Peso aproximado: 50 – 70 Kg
  • Altura aproximada: 66 – 85 cm
  • Cores: Brancas malhadas de preto, de amarelo, de fulvo ou de lobeiro.
  • Esperança média de vida: 12 anos

Encontre aqui ração para raças grandes.

História:

Os seus ancestrais estão relacionados com outros Mastins Ibéricos, partilhando a sua função primordial: proteção do rebanho contra potenciais predadores.

O Cão de Gado transmontano foi criado na região de Trás-os-Montes, tendo de se adaptar às características demográficas desta região que o tornaram num cão atleta e robusto, capaz que correr quilómetros para proteger, de dia e de noite, o seu rebanho de possíveis ameaças.

Temperamento:

Cão de Gado Transmontano é dotado de um incrível sentido de proteção, mas também dono de uma personalidade meiga, dócil e serena. Bastante leal e fiel ao seu tutor, gosta de acompanhar a sua rotina ao seu lado, tornando-se assim um excelente cão de companhia e de guarda. Mas não pense que este vai atacar qualquer estranho, apenas se mostra agressivo se sentir alguma ameaça para o seu território ou para os seus.

Inteligente, independente e teimoso tornam a educação um pouco difícil, tendo o tutor de ter alguma paciência durante esta fase.

Apesar de todas as qualidades emocionais, não são cães que se adaptem a viver num apartamento, pois, além do seu tamanho, necessitam de espaço para correr e ser livres.

Cuidados de saúde:

Devido ao seu grau de rusticidade, tal como acontece na maioria das raças autóctones portuguesas, são cães tendencialmente saudáveis. Devemos apenas ter atenção a possíveis displasia da anca e cotovelo, devido ao seu tamanho.

A pelagem deve ser escovada regularmente para retirar a sujidade manter o pelo brilhante e saudável.

Curiosidades:

  • Adora fazer buracos: com as diferenças de temperatura sentidas na sua região de origem, fazer buracos é um mecanismo de defesa, que estes cães encontraram, para se protegerem das altas e baixas temperaturas.
  • De todas as raças de origem portuguesa, o Cão de Gado Transmontano é a que tem maior tamanho, sendo considerada uma raça gigante.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta