Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Saiba porque não deve deixar o seu cão dar-lhe beijos na cara

Está mais do que provado que as interações com animais de companhia, cães principalmente, ajudam a diminuir o nosso stress do dia-a-dia, encoraja-nos a fazer exercício (temos a obrigatoriedade de os passear) e diminuem a nossa solidão! São por isso mesmo considerados o melhor amigo do Homem ? Mas devemos nós levar essa ligação um bocadinho mais à frente? Devemos deixar que eles nos beijem a cara? Para ficar a saber o porquê de não devermos deixar que isso aconteça – continue a ler o artigo…

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Então porquê??

Não tem a ver só com o que podem transmitir na saliva… que já é bastante. Mas também com o facto de que os cães passam mais de metade da sua vida com os seus narizes a farejar e a tocar em tudo, incluindo fezes de outros cães ou, muitas vezes, as próprias fezes.

Das piores bactérias que podem transmitir através das fezes encontram-se a Salmonella, a Campylobacter (que provoca gastroenterites severas e é das principais causas de intoxicação alimentar – muitas vezes não nos lembramos do que comemos) e a E. coli. A isto, são o que nós chamamos de doenças zoonóticas, ou seja, doenças transmitidas de animais para humanos e vice-versa.

Além de bactérias, os nossos cães também podem transmitir parasitas – pois mesmo estando eles desparasitados, podem ter contactado com ovos de parasitas nas fezes de outros cães.

Quem deve acima de tudo ter especial cuidado?

Pessoas com o sistema imunitário fragilizado, como é o caso de quem faz quimioterapia, pessoas com HIV, e crianças, por exemplo.

Há parasitas que nestes casos podem levar a problemas sérios de saúde, como é o caso da Toxocariose, presente nos cães e nos gatos, e que pode levar a cegueira – e por este motivo é tão importante desparasitarem o vosso cão regularmente e seguindo o aconselhamente Médico-Veterinário.

E do ponto de vista do seu cão?

Há efetivamente, alguns cães que podem não gostar de serem beijados – resultando num fator de stress para eles. Se eles lutarem contra isso e/ou virarem a cabeça para o lado, são sinais que nos transmitem que se calhar… não querem muito esse tipo de mimo.

Mas no fim, é assim tudo tão linear?

Não! Nem tudo é certo, nem tudo é errado. Aliás, por outro lado, temos evidências de que crianças que contactam desde cedo com animais de estimação (e vão beija-los e por a mão à boca depois de os tocar) levam a que desenvolvam um sistema imunitário mais forte.

Assim como umas lambidelas dos nosso companheiros de quatro patas nos deixam super felizes e bem dispostos. No entanto, se conseguirem, beijinhos no ar sempre e muitas festinhas para uma dose cheia de carinho!

Mime-o também com snacks, biscoitos caseiros e uma alimentação cuidada e de qualidade 🙂

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta