Todos os cães precisam de usar roupa no inverno?

Lifestyle

O nosso cão possui mecanismos de defesa naturais contra o frio, nomeadamente o pelo e a gordura corporal. Contudo, nem sempre estes mecanismos naturais são suficientes.

cão

Todos os cães conseguem ter proteção a 100% contra o frio?

  • Cães adaptados ao inverno – existem raças de cães que estão habituadas e adaptadas a lidar com as baixas temperaturas, tal como por exemplo Husky, Pastor Alemão, Labrador Retrivers, São Bernardo. Estes cães possuem duas camadas de pelo, que juntamente com a gordura corporal, os protegem contra o frio e a chuva. Sendo assim animais que não devem utilizar roupa quente.
  • Raças de cães que não estão bem adaptas ao inverno – Pinsher, Yorkshire, Galgo, Caniche, Bulldog Francês são exemplos que raças que não estão tão bem-adaptadas ao frio, pois tem menos densidade de pelo. São assim aqueles que podem usar roupa, que além de os deixar mais giros os vai ajudar a manter-se quentes e confortáveis durante esta estação.
  • Cães com baixa condição corporal – a gordura corporal ajuda a preservar o calor e assim a mantermos o nosso corpo quentinho. Os cães que sofram de baixo peso podem sofrer mais com o frio e aí a roupa pode ajuda-los a manter-se confortáveis.
  • A idade do nosso cão também influencia a capacidade de se aqueceram – cães muito jovens a gordura corporal ainda pode ser pouca e assim precisarem de ajuda extra para se manterem quentes. O mesmo acontece com os cães mais velhos que também podem ter dificuldades a manter a temperatura corporal.

Quando é que devemos vestir o nosso cão?

  •  Se o seu cão é de uma raça que não esteja bem-adaptada ao inverno;
  • Se o cão apresenta sinais de que está com frio;
  • Antes dos passeios, se a diferença de temperatura entre o exterior e o interior seja muito grande;
  • Se o seu cão estiver doente, magro e consoante a idade dele.
  • Mesmo sendo um cão adaptado ao frio, este pode, nos dias de inverno utilizar uma capa impermeável durante o passeio.

Que cuidados devemos ter na utilização da mesma?

Se o seu cão se começar a coçar-se muito quando tem roupa a vestida e/ou se reparou que está com feridas na pele, este não deve continuar a utilizar roupa, podendo estar a desenvolver uma alergia e deve ser visto pelo seu médico veterinário. O material da roupa deve sempre ser lavável e deixar respirar a pele do seu cão.

 

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar