Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Cães guia – tudo o que gostaria de saber

O papel do Cão-guia é ajudar o seu tutor a deslocar-se com maior rapidez e segurança. É também companheiro em todos os momentos e um excelente auxílio na integração e comunicação. Leia e fique a saber mais.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os Cães-guia (cães de assistência) são animais treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual ou invisuais, ajudando-as a sair de casa e também nas suas tarefas diárias, em segurança.

Na maioria dos países, os cães guia têm acesso livre a espaços onde habitualmente são interditos animais, como cafés/restaurantes, centros comerciais ou transportes públicos.

Os primeiros locais de treino de cães de assistência surgiram na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial para dar suporte aos veteranos de guerra, que perderam a visão. Desde então, estes cães são treinados de forma a permitirem maior segurança aos invisuais no quotidiano.

Facilmente se percebe que nem todas as raças de cães são adequadas para este trabalho. Cada raça tem características próprias, sendo algumas mais apropriadas do que outras. É imperativo que o cão tenha um temperamento equilibrado, bom carácter e saúde que lhe permitam suportar as responsabilidades do dia-a-dia.

Os patudos de raça Labrador Retriever, Golden Retriever e Pastor Alemão são os que mais se destacam na escolha para o treino do Cão-guia.

Encontre aqui a melhor ração para o seu Labrador.

Contudo, outras raças como Poodles, Collies, Boxer podem ser candidatas um programa de treino de Cão-guia.

Encontre aqui a melhor ração para o seu Boxer.

A escolha recai normalmente pela inteligência canina comprovada, a facilidade de trabalho e a maturidade que a raça atinge rapidamente na sua vida. A obediência e a tranquilidade são a chave principal na escolha de um cão para assistência.

O treino de Cães-guia é bastante complexo e longo. É importante que o cão evite distrações ao longo do trabalho que realiza diariamente com o seu tutor invisual. Não pode distrair-se com outros animais e humanos, nem desobedecer a ordens.

Como é feito o treino de um Cão-guia?

Aos 2 meses de idade, os futuros Cães-guia são colocados numa família de acolhimento que voluntariamente colabora com a Escola de Treino (por exemplo, a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual). Assim, o cachorro é sociabilizado e educado desde cedo. Os educadores prestam formação e estabelecem objetivos às famílias de acolhimento, para que implementem as regras adequadas a um bom comportamento e boa educação.

Após os 6 meses de idade, o cachorro passa uma semana por mês na Escola, para se ir integrando e dando inicio à sua formação específica. Este esquema permite também à família de acolhimento ir-se adaptando à sua ausência. Completado o primeiro ano de idade e tendo superado com sucesso os exames clínicos realizados, o cão passa a sua semana com a Escola de forma a dar continuidade à sua formação. O objetivo principal é que o cão aceite a pessoa com quem irá trabalhar, como prolongamento dele próprio! Neste período começará a habituar-se ao arnês que o acompanhará durante toda a sua vida de trabalho.

Um Cão-guia está completamente apto a desempenhar tarefas por 10 anos, até que atinge a “reforma” e se torna um animal de companhia a tempo inteiro 🙂

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta