Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Nível de atividade dos cachorros por idade

É sabido que o nível de atividade de um cão, varia ao longo da sua vida. Mas o que é normal em cada fase de crescimento? Confira neste artigo a evolução normal de um cachorro e perceba aquilo com que pode contar

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Do nascimento até ao mês de idade:

Nesta fase, os cachorros passam a maior parte do seu dia a dormir. Ainda assim, nas pausas das sestas gostam de brincar com os irmãos da ninhada, “chatear a mãe” ou receber mimos dos seus donos. No entanto, mais de dois terços do seu dia são passados a dormir ou a alimentarem-se.

Do mês de idade até aos 4 meses:

Nesta fase os cachorros equiparam-se a crianças! Estão no período de socialização em que absorvem as interações com outros animais e com os humanos. Procuram brincadeira a toda a hora! Adoram correr, morder e qualquer tipo de brinquedo serve para se divertirem. Apesar de ser uma ótima altura para iniciar a sua educação e os comandos básicos, deve também ter em atenção que as suas capacidades de concentração ainda são reduzidas. Assim sendo, deve brincar bastante com ele, desgastar um pouco a sua energia, e apostar em treinos de curta duração (15min de cada vez), sempre com reforço positivo, para captar a sua atenção. Não se esqueça do biscoito preferido do seu cão para esta fase. Esta é também a altura para escolher a ração premium para cães que o seu melhor amigo vai fazer.

Dos 4 aos 6 meses:

Esta fase é conhecida como a fase das asneiras! Nestas idades, os cachorros adoram desafiar os seus donos, destruir tudo o que fica ao seu alcance (principalmente quando ficam sozinhos) e chamar a atenção de todas as formas que conseguem. Parecem muitas vezes esquecer também os comandos já aprendidos e por vezes mostram comportamentos desafiantes. Nesta fase, após o protocolo vacinal estar completo, é muito importante que os passeios à rua sejam iniciados. Eles são importantes não só para desgastar a energia do animal (que nesta fase está no seu auge) mas também para reforçar a ligação com o tutor e pôr em prática todos os comandos que foram ensinados ao longo das últimas semanas. É importante combater também medos e fobias que, tendencialmente, surgem nesta fase.

Dos 6 aos 12 meses:

Esta fase é essencial para que o seu animal cresça saudável e com rotinas equilibradas. É importante que, diariamente, reserve algum tempo do seu dia para os passeios do seu animal, para os momentos de treino e simplesmente para as brincadeiras. É nesta fase que se cria um animal com rotinas saudáveis, equilibrado e com noções dos limites.

A partir dos 12 meses:

A maioria dos animais atinge a idade adulta nesta fase (os cães de porte grande e gigante, aos 18 meses de idade). Apesar da energia inesgotável e do espírito de criança se manter ainda por bastante tempo, quando atingem a idade adulta a maioria dos cães, se devidamente treinados, passam a ter noção dos limites e das regras que devem cumprir. É importante que mantenha os passeios e o tempo de brincadeira reservado para ele porque apesar de adultos… Continuam sempre a ser uns bebezolas ?

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta