Açaimes para cães: devo usar se o meu cão for agressivo?

Lifestyle

O uso do açaime é muitas vezes um assunto controverso. Quando usar? Devo usar se o meu cão for agressivo?Quais as obrigatoriedades legais? Tem o meu patudo que o usar na rua? Tentamos esclarecer algumas das suas dúvidas!

O açaime é um acessório que se coloca à volta do focinho e que impede que o cão consiga abrir a mandíbula.
O uso do açaime em Portugal é obrigatório, na via pública, para todos os animais perigosos e ainda aqueles que se incluam na lista de animais potencialmente perigosos ou seus cruzamentos.

Estes últimos são todos os que, devido às características da espécie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou potência da mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. Incluem-se nesta categoria as seguintes raças:

  • Cão de Fila Brasileiro
  • Dogue Argentino
  • Pit Bull Terrier
  • Rottweiler
  • Staffordshire Bull Terrier
  • Staffordshire Terrier Americano
  • Tosa Inu

No entanto, qualquer animal de outra raça pode ser incluído na categoria de “animal perigoso” se:

1. Tiver ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;

2. Tiver sido declarado voluntariamente pelo seu detentor, à junta de Freguesia da sua área de residência, como possuidor de carácter e comportamento agressivos;

3. Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou outros animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica.

Assim, o uso do açaime tem legislação que rege a sua aplicação nestes animais mas, o seu uso também requer o nosso bom-senso noutras circunstâncias.
Em suma, se o seu patudo for nervoso, tendencionalmente agressivo com outros animais, pessoas ou se sabe que ele vai ser submetido a alguma situação causadora de stress como: idas ao veterinário, manipulações de feridas, entre outras, coloque o açaime e evite que ele se magoe, a ele ou outros.

Escolha um açaime forrado no seu interior ou de tecido e adaptado ao tamanho do seu focinho para que lhe sirva sem causar desconforto.

Coloque o açaime algumas vezes em casa por breves períodos para que ele se habitue a ele e não tenha medo. Depois de o retirar recompense-o ☺ Não queremos que associe apenas a circunstâncias negativas, e queremos que ele se sinta confortável em todas as situações!

Helena Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar