Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

5 Espécies selvagens que estão relacionadas com os cães

Foi através da evolução que os cães adquiriram as características e fisionomia atual. Foram evoluindo ao longo do tempo, a partir de outras espécies existentes. Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer algumas dessas espécies que se encontram relacionadas com o cão doméstico.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Antes de tudo, é importante perceber a taxonomia do cão doméstico. A taxonomia uma ciência que através de um sistema de classificação nos permite separar os animais por grupos e subgrupos. O Reino é o grupo mais abrangente, dentro do qual se subdividem subgrupos cada vez mais estritos até chegarmos ao grupo “espécie” e “subespécie”. À medida que avançamos na classificação, maiores são as semelhanças entre as espécies.

Os nossos patudos classificam-se da seguinte forma:

Reino Animalia

Filo Chordata

Classe Mammalia

Ordem Carnivora

Família Canidae

Género Canis

Espécie Canis lupus

Subespécie Canis lupus familiaris

De seguida, apresento-lhe 5 espécies selvagens que se encontram relacionadas com os nossos cães, todos pertencentes à mesma Família e quase todos partilhando também a mesma Espécie.

  • Lobo (lobo comum ou lobo cinzento)

A espécie do lobo que conhecemos atualmente é Canis lupus, a mesma espécie dos nossos patudos. Por outro lado, a subespécie é diferente: Canis lupus lupus. São conhecidos pela sua organização em grupo, designada por matilha, da qual dependem para caçar, aquecimento e proteção de recursos. Do lobo ao cão: conheça a evolução.

  • Coiote

Da espécie Canis latrans, é também membro da família Canidae e do género Canis. Presentes essencialmente no continente Americano. São fisicamente similares a lobos mas mais pequenos e esbeltos.

  • Chacal

É um dos primeiros membros conhecidos do género Canis. A sua fisionomia é mais similar a uma raposa. Tem um comportamento mais notívago, usando o uivo para comunicarem entre si e caçando animais de grande porte, como ovelhas ou antílopes.

  • Dingo

Da subespécie Canis lupus dingo, há quem o considere um cão selvagem. Comum na Austrália mas também na Malásia, Tailândia entre outros. Têm uma fisionomia muito similar ao cão doméstico mas um comportamento menos domesticado.

  • Raposa vermelha

Pertencente a outro género (Vulpes), é igualmente um canídeo, da família Canidae.  Animais de porte pequeno, com uma característica cauda felpuda. Habitualmente refugiam-se em tocas, saindo à noite para caçar.

Apesar de todos poderem estar relacionados com a origem do cão doméstico, existe ainda debate sobre este assunto. Há quem diga que o lobo é o único ancestral comum de todos os cães domésticos que conhecemos atualmente; por outro lado, há quem defenda que os outros animais podem também estar na sua origem.

Ana Alves 

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta