• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogLifestyle

5 Curiosidades sobre o olfato do seu cão

5 Curiosidades sobre o olfato do seu cão

Patrícia Azevedo

2 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Todos sabemos que os nossos patudos têm uma capacidade olfativa muito superior à dos humanos e por isso conseguem detetar odores e outras coisas que nos passam despercebidas. Vamos conhecer um pouco melhor as particularidades olfativas dos nossos melhores amigos.

1. O olfato é o sentido mais importante para os cães

Para os humanos a visão é o sentido mais importante, e a partir do qual nos conseguimos maioritariamente orientar. Para os patudos, o sentido mais essencial é o olfato, é através do nariz que vêem o mundo.

Para além de terem um olfacto muito mais desenvolvido do que o dos humanos, cerca de 10 a 100 mil vezes melhor, dependendo da raça, também conseguem distinguir muito bem os diferentes odores e conseguem inclusive detetar odores imperceptíveis ao nariz dos humanos.

2. Os cães conseguem cheirar emoções

Dado o seu olfato apurado, os cães conseguem cheirar determinados odores que são libertados pelas pessoas e outros animais em determinadas situações. Tal acontece, pois em determinadas situações são libertadas determinadas hormonas que os cães conseguem distinguir e interpretar, como por exemplo, como quando uma pessoa está com medo.

3. Os patudos conseguem detetar doenças através do seu olfato

É verdade, os patudos são capazes de detetar doenças nos humanos apenas pelo seu olfato, no entanto para que isto aconteça é necessário que o animal seja treinado para reagir e dar o alerta perante determinado odor.

Ao longo dos últimos anos muitos cães têm sido utilizados para diagnosticar certas patologias como cancros, e mais recentemente alguns patudos já são capazes de detetar pacientes com covid-19.

4. Os cães reconhecem as pessoas pelo cheiro

Como já vimos o olfato é o sentido mais importante para os nossos melhores amigos de 4 patas. Através deste sentido conseguem identificar várias coisas e também é assim que reconhecem as pessoas à sua volta.

Por esta razão, são também muitas vezes capazes de reconhecer as pessoas suas conhecidas mesmo sem as verem ou até mesmo no escuro.

5. Os patudos conseguem cheirar e identificar odores a longas de distância

A distância à qual os cães conseguem sentir e distinguir determinados odores depende de vários fatores, como o vento, se o cão está treinado ou não, se a pessoa costuma utilizar perfumes com odores fortes.

Por esta razão é que muitas vezes o seu melhor amigo já começou a ladrar e a fugir para a porta quando o dono ainda está a caminho de casa, porque já o consegue sentir perto!

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja