Rações com carne fresca – em que consistem?

Alimentação

As rações com componentes frescos têm sido uma opção alimentar para muitos cães. Têm uma apresentação semelhante à maioria das rações (em forma de biscoitos secos), com a diferença que incluem uma percentagem considerável de carne fresca na sua composição.

cão

Como saber se uma ração tem carne fresca?

As rações com carne fresca apresentam essa menção no rótulo. Normalmente têm o nome da fonte proteica seguida da designação ‘fresco’. Por exemplo: Salmão fresco, frango fresco, carne de borrego fresca, etc.

Quais são as vantagens da inclusão de carne fresca na ração?

A inclusão de ingredientes frescos aporta uma qualidade superior à ração, uma vez que se tratam de ingredientes menos processados e que mantêm as suas qualidades nutricionais.

Todas as rações com carne fresca são naturais?

As rações secas são consideradas naturais se incluírem apenas ingredientes naturais (como a inclusão de carne fresca e de outros ingredientes não processados quimicamente). Pode consultar o artigo sobre ‘Alimentação natural’ aqui.

Rações BARF, por exemplo, são consideradas como alimentação natural porque são constituídas por alimentos que se encontram no seu “estado natural” e que não foram sujeitos a processos químicos. Consulte o artigo sobre alimentação BARF aqui.

Existem diferenças no processo de fabrico?

Os ingredientes frescos podem ser incluídos na ração no final do processo de fabrico, para que o processamento físico desses ingredientes seja mínimo.
Para além disso, há marcas de ração que optam por um processo de fabrico a baixas temperaturas, para manter a qualidade nutricional dos alimentos o menos alterada possível.

Que rações de boa qualidade incluem carne fresca?

Existem várias opções no mercado. O facto de uma ração incluir carne fresca não significa que a mesma seja de boa qualidade. A sua inclusão é sinal de frescura da ração, contudo a qualidade nutricional nem sempre está implícita. As rações de boa qualidade normalmente incluem a fonte proteica em primeiro lugar (seja carne fresca ou carne desidratada) e incluem alimentos variados e de boa qualidade. Consulte aqui o artigo sobre ‘Como identificar se dou uma boa ração ao meu cão’.

Consulte as seguintes opções com proteína fresca:

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar