Ração sem cereais: É uma boa opção?

Alimentação

As rações grain-free são rações sem cereais e nos últimos anos têm feito parte da alimentação de muitos cães. Quais as vantagens deste tipo de alimentação?

cão

O que é uma ração sem cereais?

É uma ração que não inclui cereais na sua composição (arroz, milho, trigo, etc.). Contudo, não quer dizer que seja uma ração baixa em hidratos de carbono nem natural.

Leia também: Alimentação natural em que consiste?

Porque surgiram as rações sem cereais?

As rações sem cereais surgiram como resposta e solução ao mercado das rações de qualidade inferior que muitas vezes têm excesso de cereais na sua composição (fazendo com que a inclusão de proteína e de alimentos nutricionalmente ricos fiquem em falta).

 

Quais são as vantagens da alimentação sem cereais?

Uma alimentação sem cereais proporciona a oportunidade de inclusão de outros componentes essenciais na alimentação dos cães (como fontes de aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais), a manutenção do peso ideal (dependendo dos alimentos utilizados em “substituição” dos cereais) e pode ajudar animais com determinados problemas de saúde.

 

São úteis em que tipo de problemas de saúde?

  • Problemas gastrointestinais: alguns animais manifestam dificuldades na digestão dos cereais (manifestando sinais clínicos como vómitos e diarreias) e adaptam-se bem a rações grain-free;
  • Problemas de pele: alguns animais são alérgicos aos cereais e desenvolvem problemas de pele, que cursam com prurido cutâneo intenso. Apesar da percentagem de alergia aos cereais ser baixa, animais com esta condição beneficiam de rações grain-free.

 

Poucos cereais ou nenhuns?

O ideal é manter uma alimentação equilibrada. É certo que os cereais não são um componente essencial na alimentação de cães, mas têm utilidade como sendo uma fonte de hidratos de carbono. Os hidratos de carbono desempenham no organismo uma função estrutural e energética. Também podem ser encontrados nos legumes e frutas, mas regra geral em menor quantidade comparativamente aos cereais.

Algumas rações grain-free podem cair no erro de incluir batata ou mesmo gordura em excesso para compensar a exclusão dos cereais. Nesses casos, a ração grain-free torna-se nutricionalmente desequilibrada. Rações grain-free com uma quantidade significante de batata incorporada podem ter uma percentagem de hidratos de carbono significativamente superior a rações com cereais, por exemplo.

Atenção aos excessos para compensar a falta de cereais!

Reventemente, a FDA (Food and Drugs Administration) está a investigar a correlação entre a presença em excesso de lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, sementes ou batata e a probabilidade do desenvolvimento de uma doença cardíaca (cardiomiopatia dilatada).

O recomendado é que, como em todas as rações, o rótulo com a composição da ração seja devidamente analisado para garantir que a ração escolhida é variada e equilibrada e incorpora várias fontes de origem selecionada e natural (idealmente).

 

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar