Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Devo procurar uma ração específica para a raça do meu cão?

De um modo geral, a resposta a esta pergunta é ´não obrigatoriamente`. No entanto, rações específicas para determinadas raças, podem ter algumas vantagens, vamos ver quais, no artigo abaixo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é uma raça?

Uma raça é um conjunto de indivíduos, da mesma espécie, com características genotípicas e fenotípicas semelhantes. No fundo, que se parecem entre si e correspondem a um determinado padrão. Isto é conseguido, maioritariamente, através de cruzamentos entre indivíduos da mesma raça. Estes cruzamentos produzem indivíduos com as características desejadas mas, ao longo do tempo, vão diminuindo a diversidade genética da população e predispondo ao aparecimento de algumas doenças.

Doenças específicas da raça?

Embora não existam doenças exclusivas de determinadas raças, sabemos que há maior incidência de algumas patologias em cada raça. Por exemplo, maior incidência de patologia articular em Pastores Alemães, de atopia em Bulldogs Franceses e obesidade em Labradores Retriever, quando comparados com outras raças.

Porquê rações específicas para as raças?

Não existe evidência científica que demonstre que diferentes raças têm efetivamente necessidades nutricionais distintas.

No entanto, sabendo as características e doenças mais frequentes de cada raça, é possível suplementar e desenhar a fórmula das rações para dar mais suporte às áreas tipicamente mais frágeis (seja pele, digestão, articulações, manutenção de peso, etc) numa óptica preventiva.

As rações adaptas à raça, têm também a vantagem de um tamanho e forma de grão perfeitamente ajustado ao porte e tipo de mastigação, favorecendo uma ingestão mais lenta ou uma maior limpexa dos dentes, durante a refeição, por exemplo.

Todos os cães de raça devem comer ração específica para a sua raça?

A resposta é não.
Qualquer cão, de qualquer raça, pode comer uma ração desenhada “para todas as raças” ou sem raça especificada, desde que cumpram os requisitos nutricionais para o seu estilo e fase da vida e que o cão seja saudável.

Se o seu cão tiver patologias comuns para a raça, deverá equacionar trocar para uma ração específica para a raça ou outra ração que seja aconselhada pelo seu Médico Veterinário para o maneio e controlo da doença em causa.

Felizmente, as opções disponíveis no mercado são muitas, permitindo escolher, para cada animal, a que melhor se adequa às suas necessidades individuais!

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta