• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogAlimentação

Quais as vantagens do óleo de salmão para cães?

O óleo de salmão para cães é um dos suplementos alimentares utilizado hoje em dia e pode ser incluído na alimentação diária.

Joana Silva

Joana Silva

Veterinária
3 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Hoje em dia são já muito falados os suplementos para a alimentação dos nossos melhores amigos. Por estar muito associado a questões relacionadas com a pele e pêlo, o óleo de salmão é muito utilizado e aconselhado. Mas desengane-se se acha que este só ajuda em problemas dermatológicos: vai conhecer connosco todos os benefícios do óleo de salmão para cães.

O que tem o óleo de salmão na sua constituição?

O óleo de salmão é especialmente rico em ácidos gordos ómega-3. Os ácidos gordos ómega 3 sao fonte de ácido eicosapentaenóico (EPA) e do ácido docosahexanóico (DHA). Estes desempenham propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e de estimulação do sistema imunitário: são os principais benefícios do óleo de salmão.

Os ácidos gordos devem fazer parte da alimentação do animal. Idealmente, as rações deviam conter uma boa quantidade de:

  • Fontes de ómega-3: óleos de peixes (como o atum e salmão) e de algas incorporados
  • Fontes de ómega-6: Oóleos de soja, linhaça, girassol e milho.

Como pode ser incluído na alimentação o óleo de salmão?

O óleo de salmão para cães pode ser misturado com uma das refeições do seu melhor amigo ou pode ser encontrado em cápsulas para administração oral. Deve seguir sempre a recomendação de dose indicada pelo médico veterinário. A frequência pode ser diária inicialmente e depois passar a duas a três vezes por semana. Quando é dado misturado com a ração pode ser um excelente “topping”, podendo aumentar o paladar da mesma!

A necessidade de suplementação aumenta nas seguintes situações:

  • Problemas dermatológicos: A pele é formada por estrato córneo lipídico, do qual as ceramidas fazem parte. Os ácidos gordos essenciais são componentes importantes das ceramidas, daí ajudarem a reforçar a barreira cutânea;
  • Em animais velhos, com disfunção cognitiva: Graças aos seus efeitos antioxidantes, é utilizado como suplemento em concentrações elevadas em cães séniores e geriátricos. Podem ajudar a atrasar o desenvolvimento de patologias do foro cognitivo (que estão associadas a degeneração do tecido cerebral). Contudo a sua eficácia não está completamente provada;
  • Cães com patologia cardíaca: Alguns estudos provam a eficácia dos ómega-3 como possuindo um efeito antiarrítmico. Ajudam a aumentar o apetite em cães com patologia cardíaca avançada e a diminuir a perda de massa muscular, resultado da doença cardíaca;
  • Como coadjuvantes de suplementos articulares em cães com patologia ortopédica: Quanto maiores forem os níveis de EPA e DHA na dieta, menores os percursores de anti-inflamatórios “mais potentes” que se formam como resposta à doença ortopédica. A agressão às articulações diminui e também a ocorrência de artrites.

Se tiver dúvidas se o seu companheiro de quatro patas está a comer uma ração rica em ácidos gordos ómega-3 e ómega-6 ou se necessita de suplementação fale com o seu médico veterinário!

Joana Silva
Médica Veterinária

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja