Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

O meu cão recusa-se a comer. E agora?

Quando o nosso cão se recusa a comer ficamos logo preocupados e somos “invadidos” por várias questões… O que fazer? Fique a saber mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Devo ficar preocupado? O que devo fazer?

O mais importante é perceber a razão pela qual o seu cão está a rejeitar a comida, se por doença ou porque não gosta ou enjoou a ração.

Caso ele esteja prostrado (apático)e com a presença/ausência de outro sintoma, como por exemplo vómitos ou diarreia, deverá ser consultado pelo seu Médico Veterinário, pois provavelmente a perda de apetite será secundária a doença.

Como distinguir se está doente ou apenas não quer comer?

Não é fácil! É preciso ter em consideração o seu comportamento e ninguém o conhece melhor que você! Poderá experimentar mudar a ração ou dar-lhe extras (como biscoitos ou comida húmida), no entanto a resposta vai depender muito do animal, se é muito guloso ou então mais teimoso. Por norma, os animais doentes rejeitam todos os tipos de alimento e não apenas a ração.

Quando está calor o meu cão não quer comer, é normal?

No Verão, com o aumento da temperatura ambiente, há uma perda de apetite fisiológica. Alguns animais optam por apenas fazer uma refeição por dia, geralmente à noite – o momento mais fresco do dia.

Algumas dicas que podem ajudar a tornar a ração mais atrativa:

  • Aquecer a ração – permite intensificar o cheiro e por isso “desperta” mais interesse;
  • Opte por uma ração natural para cães. Este tipo de rações para além de maior digestibilidade, são mais atrativa em termos de odor e sabor;
  • Misturar a ração com alimento húmido ou comida caseira;
  • Mantenha saco de ração aberto o mais acondicionado possível, de forma a garantir a sua conservação. Poderá transferir quantidade de ração correspondente a 2 semanas para uma caixa hermética. Ao evitar abrir o saco de ração diariamente, vai permitir que ela mantenha as suas características e odor.
  • Evitar mudar várias vezes a marca de ração – por vezes os patudos mais teimosos deixam de comer, porque não é a ração que mais gostam. Opte por uma ração premium para cães de boa qualidade, e se o seu cão gostar mantenha 🙂

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta