Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Em quantas refeições devo dividir a dose diária de comida do meu cão?

Apesar de parecer uma pergunta simples, muitos donos dão a ração aos seus patudos de forma errada, com a quantidade acima ou abaixo do aconselhado e de acordo com uma frequência incorreta, acreditando que estão a fazer o melhor para o seu cão.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Que quantidade de ração é recomendada dar ao meu cão?

A quantidade adequada de ração diária deve ser ajustada para cada cão, de acordo com a idade, o peso, a percentagem de gordura corporal, a atividade física diária e o metabolismo individual.

Todas as rações apresentam na sua embalagem uma tabela de referência que indica qual a dose diária adequada de acordo com a idade e peso (caso a ração seja de Puppy ou Junior) ou apenas em concordância com o peso (quando estamos perante uma ração de cão adulto ou geriátrico). Esta tabela é apenas uma referência, uma vez que existem vários fatores que influenciam as necessidades energéticas e nutricionais de cada cão.

Por exemplo, se o meu cão possui uma atividade física diária elevada, irá necessitar de uma maior quantidade de ração diária em relação a um cão que permaneça deitado a maior parte do dia e seja passeado diariamente apenas duas vezes, com passeios de 30 minutos de duração.

Outro exemplo será o de um cão que se encontra com excesso de peso, levando a que seja necessário iniciar uma dieta com ração light: vamos fornecer-lhe uma menor quantidade de ração diária do que a indicada na embalagem para o seu peso atual.

No caso de um cão se encontrar a fazer a dose de ração diária recomendada na embalagem, mas apresentar-se magro, significa que necessita de um maior aporte nutricional, pelo que devemos aumentar a quantidade de ração fornecida diariamente.

É muito importante adotar uma ração adaptada ao porte de cada cão: ração para raças pequenas, médias e grandes.

Quantas vezes por dia devo dar ração ao meu cão?

No caso de cachorros a partir dos 2 meses de idade, a frequência mínima é 3 vezes por dia, contudo, o mais recomendado é adotar uma frequência diária de 4 vezes.

A partir dos 7-8 meses de idade e na fase adulta, é recomendado fornecer ração pelo menos 2 vezes por dia, de manhã e à noite, embora dividir a quantidade diária recomendada em três refeições também seja uma boa opção.

Numa fase de vida mais avançada, num cão geriátrico, geralmente, é aconselhado voltar a dividir a quantidade de ração diária em 3 partes, uma vez que a digestibilidade pode estar afetada devido à idade.

Devo deixar a ração à disposição durante todo o dia?

O mais aconselhado é estabelecermos horários e rotinas ao nosso cão.

Se estiver habituado a comer a determinadas horas, será mais fácil controlar a quantidade de ração diária que ingere (caso esteja com perda de apetite por alguma razão), assim como é possível avaliar se existe alguma dor ao nível da boca, demonstrada no ato da mastigação. É uma forma de monitorizarmos a sua saúde.

Outra vantagem é que, geralmente, os horários em que  necessita de defecar e/ou urinar também se tornam bastantes regulares.

                                   Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta