Devo dar uma dieta sem peixe ou sem carne ao meu cão?

Alimentação

Hoje em dia existem várias pessoas que optam por uma alimentação vegetariana. As motivações que levam a essa decisão são várias, destacando-se, o bem estar animal, preocupações com o meio ambiente e com a própria saúde. Alguns tutores que são vegetarianos, escolhem estender esta opção à dieta dos seus cães.

Necessidades nutricionais dos cães

Os cães são omnívoros, isto é, são capazes de utilizar nutrientes vindos quer de plantas, quer de animais, tendo assim uma dieta menos restritiva comparativamente a outros seres vivos. Os cães são capazes de converter os beta-carotenos encontrados nas plantas em vitamina A, têm receptores para alimentos doces na sua língua e conseguem digerir uma variedade de alimentos à base de amido.

A carne e o peixe proporcionam ao cão uma quantidade de aminoácidos essenciais mais equilibrada, em comparação com as plantas. Para colmatar a falta / a pequena quantidade de alguns nutrientes, as dietas vegetarianas para animais de companhia tem de ser suplementadas com nutrientes de origem sintética para garantir que alimentação é equilibrada e adequada para a saúde dos nossos animais.

Fontes de Proteína

Dependendo das preferências do tutor, as fontes de proteína utilizadas podem ser ovos, produtos lácteos, soja, leguminosas, entre outros.

Os ovos e os produtos lácteos são uma fonte de aminoácidos essenciais altamente digestível, contudo contêm muito pouca quantidade de taurina, o que pode ser adequado para um cão, mas prejudicial para um gato. O aminoácido lisina (importante na formação de massa muscular) também existe em quantidades limitadas em dietas à base de grão, sendo que o seu processamento e cozedura limitará ainda mais a absorção deste nutriente.

 Dieta comercial ou caseira?

Relativamente às dietas comerciais, é importante saber se os fabricantes realizaram estudos no que diz respeito à qualidade e equilíbrio nutricional do alimento e se trabalham com cientistas e nutricionistas qualificados. Os ingredientes utilizados nas dietas comerciais vegetarianas podem ser de difícil digestão, conter quantidades inadequadas de nutrientes essenciais e possuir elevados níveis de fibra e / ou fitato (composto encontrado nas plantas) que limitam a absorção de nutrientes, podendo originar carências nutricionais.

No que diz respeito às dietas caseiras, devem ser prescritas por um veterinário ligado à área da nutrição e serem cumpridas rigorosamente.

Carências nutricionais

Nos cães, as principais carências nutricionais que podem acontecer quando são alimentados com dietas vegetarianas (caseiras/comerciais) formuladas incorretamente são: deficiência em zinco (pode originar dermatites) e má condição da pele e do pelo devido à limitação de absorção de ácidos gordos pela presença de grande quantidade de fibras.

Concluindo, se formulada corretamente, uma dieta vegetariana pode ser bem tolerada para um cão. Animais que são alimentados com este tipo de dieta devem visitar o seu veterinário de forma mais regular, para garantir que a dieta está providenciar todos os nutrientes que o  patudo necessita para se manter saudável.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais Companhia

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar