Dieta BARF – O que é? Devo dar ao meu cão?

Alimentação

A alimentação BARF (Biologically Apropriate Raw Food) tem sido uma realidade alimentar para vários cães nos últimos anos. Em que consiste?

cão

O que é a dieta BARF?

A dieta BARF é uma dieta natural à base de carne crua e vísceras (de frango, perú,carne de vaca, etc).

 

Que alimentos incluiu?

  • Carne e vísceras frescas (idealmente a carne e vísceras cruas deveriam ser
    congeladas previamente de forma a eliminar potenciais patógenos presentes);
  • Ossos e cartilagens;
  • Vegetais;

 

Porque surgiu?

Surgiu para proporcionar ao cão uma alimentação semelhante à que ele encontraria no seu “habitat natural”.

 

É recomendada para todos os cães?

O tipo de alimentação depende sempre do tipo de cão, do estilo de vida e do estado de saúde. Com a alimentação BARF, o pressuposto é o mesmo: a recomendação irá depender da conjugação de todos estes fatores. Animais com determinadas patologias gastrointestinais e dermatológicas poderão ter a suas condições patológicas melhoradas com a dieta crua. Animais imunossuprimidos, com doença hepática ou renal podem não ser candidatos a este tipo de dieta.

 

Quais as vantagens?

  • Facilita a digestão, principalmente em animais com sensibilidade gastrointestinal. Como a digestibilidade da dieta é elevada, a quantidade de fezes será menor;
  • Proporciona hidratação, uma vez que os alimentos no seu estado ‘natural’ contêm uma maior quantidade de água;
  • Melhora sinais clínicos de cães com problemas dermatológicos de origem;
  • Proporciona uma pele e pêlo saudáveis;
  • Ajuda a reduzir a acumulação de tártaro e a manter os dentes limpos;
  • Ajuda a manter o peso ideal;

 

E as desvantagens?

  • Potencial fonte de infeções (bacterianas e parasitárias), pelo facto da carne não ser cozinhada. A ingestão de comida crua pode constituir um risco para a saúde pública, uma vez que o cão pode tornar-se uma fonte de infeção – excreta nas fezes bactérias e parasitas patogénicos, que podem ser transmitidos aos seres humanos coabitantes;
  • A ingestão de ossos, apesar de melhorar a saúde oral, é perigosa. Os ossos podem causar traumatismos gastrointestinais graves;

 

Como adaptar uma dieta BARF ao meu cão?

A dieta crua pode ser comprada liofilizada ou congelada (NaturesMenu, por exemplo) ou pode ser preparada em casa. Caso o proprietário pondere alimentar o cão apenas com dieta crua, deve consultar o médico veterinário para que seja adaptado um plano alimentar adequado.
Em cães que só comam dieta crua (preparada pelos proprietários), o grande desafio dos donos passa por conseguir fornecer uma dieta equilibrada (em termos de quantidade de proteína, fibra, minerais e vitaminas). O check-up médico-veterinário regular para medição dos níveis de determinadas vitaminas e proteínas está igualmente recomendado.
Em animais que fazem uma alimentação à base de ração e dieta crua, poderá ser mais fácil oferecer uma dieta equilibrada.

 

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar