Os cães podem comer iogurte?

Alimentação

Os cães também podem ser intolerantes à lactose? Podem todos comer iogurte? Que tipo de iogurte? Vamos lá esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre este alimento!

Benefícios do iogurte

  • Elevado teor em cálcio
  • Fonte de proteína de elevado valor biológico
  • Contêm “bactérias boas” para o intestino
  • Baixo teor em lactose, quando comparado com outros alimentos como, por exemplo, o leite de vaca
  • Fonte de vitaminas A, D e complexo B

Que tipo de iogurte é seguro e saudável para os cães?

O iogurte ideal para os nossos amigos de 4 patas é o iogurte grego natural (não aromatizado, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais, pois são prejudiciais à saúde dos cães e alguns são tóxicos, como o xilitol).

Este iogurte, apesar de ter maior teor calórico e lipídico (gorduras), é aquele que apresenta menor quantidade de lactose, o principal hidrato de carbono do leite, responsável por reações gastrointestinais em indivíduos intolerantes.

Assim, no caso de animais que tenham, por qualquer motivo, de ter uma dieta com níveis de gordura controlados, deverá optar-se por iogurte grego natural magro.

Os cães podem ser intolerantes à lactose?

Sim, tal como as pessoas, os animais de companhia podem ser intolerantes à lactose, essencialmente por hipolactasia (diminuição da quantidade de enzima lactase presente no organismo).

O meu cão é intolerante à lactose, pode comer iogurte?

Dependendo do grau de intolerância é possível que alguns cães intolerantes possam comer iogurte como snack de vez em quando, preferencialmente iogurte grego natural ou iogurte natural sem lactose.

No entanto, nestes casos específicos, o melhor é sempre consultar o seu Médico Veterinário assistente.

Se o seu “cãopanheiro” não puder ser recompensado com iogurte, não se preocupe, há uma série de outros alimentos que poderá incluir na sua dieta!

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar