Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Com que idade os cachorros devem começar a comer ração seca?

Uma boa alimentação é fundamental para os cachorros crescerem fortes e saudáveis. Descubra neste artigo quando introduzir ração seca pela primeira vez.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A ração seca deve ser introduzida na dieta dos cachorros durante o seu desenvolvimento, de forma a promover uma alimentação adequada às suas necessidades. Aprenda neste artigo qual o melhor momento para fazer esta introdução.

Como deve ser a alimentação dos cachorros nas primeiras semanas de vida?

Nas primeiras 4 semanas só podem beber leite. O ideal é a ingestão do leite materno, muito importante para ajudar a reforçar o sistema imunitário. No entanto, quando não é possível, deve ser administrado leite de fórmula para cachorros. Consiste num pó, ao qual devemos adicionar água e posteriormente fornecer ao cachorro com auxílio de um biberão.

Quando é que os cachorros começam a ter interesse por ração seca?

A partir das 4 semanas os cachorros começam a explorar o meio que os rodeia e a despertar interesse pela alimentação sólida, que poderá ser intercalada com o leite materno. É importante que a progenitora esteja a ser alimentada com ração para cachorro. Assim, será também o primeiro alimento dos bebés.

Leia neste artigo mais sobre o desenvolvimento dos cachorros.

Quando ocorre o desmame?

O desmame deverá ser realizado entre as 6-8 semanas, sendo a alimentação seca exclusiva a partir desse momento.

Que alimentos sólidos devo dar?

Pode optar tanto pela alimentação húmida como pela ração seca. Relativamente à alimentação seca é importante ter em consideração a raça porque o tamanho do grão varia de acordo com o tamanho do animal.

Encontre aqui ração personalizada para o seu cão.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

O meu cachorro tem interesse pela ração seca mas não consegue mastigar. O que devo fazer?

Em primeiro lugar deve verificar se a ração para além ser para cachorros, é também adequada para a raça. Por exemplo, uma alimentação júnior para raça média não é recomendada para cães de raça pequena, porque o grão é demasiado grande, dificultando a sua mastigação. Pode ainda adicionar água morna à ração seca para tornar a sua mastigação mais facilitada, ou mesmo triturar para formar uma papa.

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta