6 frutas que os cães podem comer (e quais deve evitar!)

Alimentação

A maioria dos tutores não resiste em partilhar um pouco da sua comida com o seu fiel amigo. A fruta é, por isso, muitas vezes vista como um “snack saudável” que lhes é oferecido. Antes de o fazer, certifique-se que está a dar ao seu cão a mais adequada.

cão

Que frutas posso dar ao meu cão?

Existem várias frutas que são seguras para os cães, estando, inclusive, incluídas na formulação de várias rações, devido ao seu alto teor em vitaminas, minerais, carotenos e fibras. 6 exemplos são: maçã, banana, pêra, pêssego, melancia e manga. Estas frutas deverão ser dadas em pequenos pedaços/ fatias ou mesmo esmagadas. Nos dias quentes, poderão ser congeladas e dadas como um “petisco refrescante e saudável”.

Que cuidados devo ter ao dar estas frutas?

Apesar das 6 frutas acima referidas poderem ser dadas a cães, a verdade é que é preciso ter 2 cuidados principais:

  • Remoção prévia das sementes e caroços: nunca se deverão dar caroços aos cães, pois além do perigo de criarem lesões ao longo do trato gastrointestinal e de poderem causar possíveis obstruções, são também ricos em substâncias potencialmente tóxicas, como é o caso do cianeto.
  • Quantidade fornecida: as frutas são um aporte calórico extra relativamente à ração, sendo bastante ricas em açúcar, o que pode prejudicar a saúde do seu cão, se dadas em excesso. A regra básica, transversal a qualquer “snack”, é que não deverá representar mais de 10% das calorias ingeridas e que estão previstas para o dia.

 

Quais as “frutas proibidas”?

Existem algumas frutas que colocam em risco a saúde dos nossos cães e por isso nunca lhes deverão ser dadas. 2 exemplos são as uvas que podem causar insuficiência renal e o abacate, que contém uma substância chamada persina, que causa vómitos e diarreia. Os citrinos, como a laranja e o limão, apesar de não serem tóxicos, devem ser evitados, pois ao aumentarem a acidez gástrica, podem provocar sinais de inflamação do estômago (gastrite), principalmente em animais mais sensíveis.

 

                                    Tomás Magalhães

Médico Veterinário

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar